Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8128
Título: Avaliação da atividade antimicrobiana dos extratos hidroalcoólicos de Myracrodruon urundeuva e Prosopis juliflora frente a Escherichia coli produtora de betalactamase de espectro estendido
Autor(es): Bastos, Fernanda Bezerra
Palavras-chave: Resistência bacteriana
Terapia alternativa
Diluição seriada
Data do documento: 29-Ago-2014
Resumo: A resistência bacteriana a múltiplas drogas é considerada como um problema inerente à terapia antimicrobiana, mostrando a necessidade em se buscar novas fontes terapêuticas a partir de recursos naturais, e que podem ser mais eficientes para o tratamento de infecções bacterianas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a atividade antimicrobiana dos extratos hidroalcoólicos das folhas de Prosopis juliflora (Sw.) e das cascas de Myracrodruon urundeuva Fr. Allm. frente a cepas de Escherichia coli produtora de betalactamase de espectro estendido (ESBL), relacionadas à infeção do trato urinário. Foram obtidos os extratos hidroalcoólicos a partir das folhas de Prosopis juliflora e das cascas do caule de Myracrodruon urundeuva pelo método de percolação. Para a determinação da atividade antimicrobiana empregou-se a técnica de difusão em meio sólido e cavidade em placa, sendo os extratos submetidos a diluições seriadas de 50%, 25%, 12,5% e 6,25%, a partir do extrato bruto. Constatou-se atividade antimicrobiana do extrato bruto das folhas de P. juliflora para todas as cepas de E. coli, e inibição na concentração de 50%, enquanto que, o extrato da casca de M. urundeuva não apresentou atividade antimicrobiana. Portanto, o estudo com o extrato de P. juliflora (Sw.) deve ser aprofundado, visando sua utilização como terapia alternativa para o tratamento de infecções bacterianas.
Descrição: BASTOS, F. B. Avaliação da atividade antimicrobiana dos extratos hidroalcoólicos de Myracrodruon urundeuva e Prosopis juliflora frente a Escherichia coli produtora de betalactamase de espectro estendido. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8128
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Bezerra Bastos.pdfPDF - Fernanda Bezerra Bastos697.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.