Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8131
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Batista, Alexsandro Duarte | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-15T13:50:42Z | - |
dc.date.available | 2016-01-15T13:50:42Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 540 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8131 | - |
dc.description | BATISTA, A. D. O uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de Química: estudo de caso a partir da inserção de uma Flexquest off-line sobre ácidos e bases. 2014. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa é resultado de uma investigação de cunho qualitativo, tendo como objetivo, investigar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Química a partir de uma estratégia didático-pedagógica do tipo FlexQuest off-line sobre ácidos e bases. Inicialmente, a presente pesquisa buscou fazer um levantamento com os professores da disciplina de Química da rede estadual, utilizando como instrumento de análise o questionário semiestruturado, com o objetivo de traça o perfil do professor (a) para participar da pesquisa. Logo em seguida, após a seleção do professora, foi aplicado a estratégia didático-pedagógica FlexQuest off-line, com uma turma do 2° ano do ensino médio no turno da manhã. A FlexQuest incorpora, na WebQuest, a Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC), sendo uma teoria de ensino e aprendizagem e representação do conhecimento, a estratégia tem a finalidade a aquisição de níveis avançados do conhecimento. Os resultados apontam que a ferramenta, possibilitou aos estudantes novas habilidades de busca e tratamento de informação. Nesse sentido, esse recurso mostrou-se eficaz para despertar e estimular a buscar de informações em diversas formas, desenvolvendo a flexibilidade cognitiva. Então, certificou-se que a FlexQuest off-line é uma boa ferramenta para aquisição do conhecimento em níveis avançados, pois desenvolve nos estudantes, as habilidades de aplicação do conhecimento assimilado em diversos contextos. Sendo assim, inferirmos que a inserção da estratégia FlexQuest off-line no ensino de Química, contribuiu no processo de ensinoaprendizado de ácidos e bases. Pois, esta ferramenta possibilitou aos estudantes a compreensão da temática de diversos ângulos, possibilitando uma visão holística-interativa dos mesmos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: João Pessoa Pires Neto | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Teoria da Flexibilidade Cognitiva | pt_BR |
dc.subject | FlexQuest off-line | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.title | O uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de Química: estudo de caso a partir da inserção de uma Flexquest off-line sobre ácidos e bases | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Alexsandro Duarte Batista.pdf | PDF - Alexsandro Duarte Batista | 4.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.