Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8141
Título: Avaliação de atividades biológicas e estudo fitoquímico de Spondias mobin L. e Commiphora leptophloeos (Mart.) J. B. Gillett
Autor(es): Clementino, Elaine Laíse Cavalcanti
Palavras-chave: Atividade antimicrobiana
Toxicologia
Plantas medicinais
Data do documento: 27-Mar-2014
Resumo: Spondias mombin (Anacardiaceae) e Commiphora leptophloeos (Burseraceae) são espécies utilizadas na medicina tradicional da região semiárida brasileira contra diversas enfermidades. Objetivou-se avaliar atividades biológicas de extratos de S. mombin e C. leptophloeos obtidos por diversas técnicas de extração. Os extratos foram obtidos por maceração, percolação, ultrassom e turbólise e submetidos a testes fitoquímicos, testes de suscetibilidade microbiana por microdiluição e de toxicidade aguda sobre náuplios de Artemia salina. As maiores concentrações de polifenóis e flavonoides foram encontradas nos extratos obtidos por turbólise. Os extratos de C. leptophloeos foram eficazes contra S. aureus e os de S. mombin contra S. aureus e E. coli. Os extratos apresentaram toxicidade moderada. As plantas estudadas apresentam metabólitos secundários possuidores de importantes atividades farmacológicas e exibiram potencial antimicrobiano sobre as cepas citadas, sendo necessários novos estudos para avaliar a viabilidade destas plantas para o desenvolvimento de novos medicamentos.
Descrição: CLEMENTINO, E. L. C. Avaliação de atividades biológicas e estudo fitoquímico de Spondias mobin L. e Commiphora leptophloeos (Mart.) J. B. Gillett. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8141
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elaine Laíse Cavalcanti Clementino.pdfPDF - Elaine Laíse Cavalcanti Clementino388.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.