Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8149
Título: Utilização de plantas medicinais por portadores do vírus HIV
Autor(es): Costa, Sidnei José da
Palavras-chave: Antirretrovirais
Fitoterapia
Plantas medicinais
Vírus da Imunodeficiência Adquirida - HIV
Data do documento: 17-Jun-2015
Resumo: O uso de Plantas Medicinais por portadores do Vírus da Imunodeficiência Humana pode interferir na terapêutica antirretroviral, sendo necessário conhecer o uso e as características dessas plantas. Este estudo objetivou analisar a utilização de Plantas Medicinais por sujeitos HIV-Positivos participantes de uma Organização Não Governamental na cidade de Campina Grande – Paraíba. Trata-se de um estudo quantitativo, método exploratório e descritivo. A população do estudo foi composta por n 16 sujeitos de ambos os sexos, portadores do vírus HIV, tendo o número total de entrevistados da amostra definido a partir do critério de saturação das informações. Quanto a classificação exploratória, esta foi realizada segundo o catálogo das Plantas Medicinais. Os dados foram coletados por meio da realização de entrevista semiestruturada, face-a-face na sede da instituição. Para análise dos resultados foi utilizada a estatística descritiva. A população do estudo apresentou distribuição homogêneo entre os sexos, concentrando-se na faixa etária acima de 50 anos e a maioria com mais de 10 anos de diagnóstico. Dentre os entrevistados, 87,5% faziam uso de Plantas Medicinais preparadas tradicionalmente. Foram relatadas 25 plantas e 5 se destacaram. Lippia alba Gardn (16,9%), Peumus boldus Molina (11,2%), Allium sativum L. (9,3%), Cymbopogom citratus Stapf (7,5%) e Mentha crispa L. (5,7%). Interações foram confirmadas para 6 Plantas Medicinais com destaque para Allium sativum L e Peumus boldus Molina. Os resultados apontaram a ampla utilização das Plantas Medicinais e a necessidade de se promover atividades de educação em saúde junto a ONG quanto ao seu uso indiscriminado e seus riscos potenciais.
Descrição: COSTA, S. J. da. Utilização de plantas medicinais por portadores do vírus HIV. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8149
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sidnei José da Costa.pdfPDF - Sidnei José da Costa1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.