Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8154
Título: Qualidade de vida e autoestima de idosos praticantes do método Pilates
Autor(es): Araújo, Polyanna Alves Monteiro
Palavras-chave: Método Pilates
Qualidade de vida
Idosos
Autoestima
Data do documento: 1-Abr-2014
Resumo: Os benefícios alcançados com a prática de exercícios físicos pelos idosos têm sido estudados pela comunidade científica, destacando aqueles que atuam na melhora da capacidade funcional, equilíbrio, força, coordenação e velocidade de movimento, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e também a autoestima do mesmo. O estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida e autoestima de idosos praticante do Método Pilates. O estudo foi do tipo descritivo, transversal com abordagem quantitativa, realizado de forma intencional, com uma amostra de 30 idosos que praticavam Pilates, distribuídos em dois estúdios na cidade de Campina Grande/PB. Para a coleta de dados foram aplicados 2 questionários, o SF36, que avaliou a qualidade de vida, e a Escala de Autoestima de Rosenberg para avaliar a autoestima. Observou-se que a qualidade de vida alcançou uma média de 95 pontos, no escore, que varia de 0 (zero) a 100 (cem), e dentre os domínios, o Estado Geral de Saúde apresentou excelente pontuação de 97 e ficando a dor com o menor escore de 84. Quanto à autoestima, foi observado uma média de 28 pontos, numa escala que varia de 0 (zero) a 30 (trinta), demonstrando que os participantes da pesquisa apresentaram uma elevada autoestima. Com o presente estudo, observamos que para esta população, o método Pilates pôde influenciar positivamente na qualidade de vida e autoestima.
Descrição: ARAÚJO, P. A. M. Qualidade de vida e autoestima de idosos praticantes do método Pilates. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8154
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Polyanna Alves Monteiro Araújo.pdfPDF - Polyanna Alves Monteiro Araújo524.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.