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dc.contributor.authorSilva, Juliano Pereira da-
dc.date.accessioned2016-01-15T14:07:28Z-
dc.date.available2016-01-15T14:07:28Z-
dc.date.issued2014-12-12-
dc.identifier.otherCDD 372. 86-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8157-
dc.descriptionSILVA, J. P. da. Perfil de monitores no macrocampo esporte e laser do Programa Mais Educação em Ingá-PB. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA participação da sociedade no desenvolvimento de políticas públicas posiciona-se entre as inquietações de governos e sociedades, onde as politicas públicas voltadas á educação paulatinamente estão ocupando um espaço gradativo. Dentre as politicas públicas está a Educação Integral, idealizada pelo Ministério da Educação, por meio das Secretarias de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) e de Educação Básica (SEB), em parceria com o FNDE. A Educação Integral tem sido um ideal presente na legislação educacional brasileira e nas formulações de nossos educadores. Iniciativas diversas, em diferentes momentos da vida pública do país, levaram esse ideal para perto das escolas, implantando propostas e modelos de grande riqueza, mas ainda pontuais e esporádicos (Texto Referencia para o Debate Nacional, 2009, p. 5). Influenciar o bom desenvolvimento em políticas públicas também se tornou desígnio das escolas que devem oferecer subsídios que estabeleçam a progressão em suas diversas formas de materialização dentre as quais se enquadra o Programa Mais Educação implantado em escolas públicas oferecendo vários macrocampos, dos quais foi elencado o esporte e lazer para o desdobramento desta pesquisa. Ao voltar nossas atenções aos aspectos qualitativos, buscou-se reconhecer aspectos do perfil e da atuação de monitores do macrocampo esporte e lazer no programa Mais Educação em Ingá/PB, percebendo estes educadores sociais como um dos pontos fortes contribuintes para o bom desenvolvimento do programa enquanto política pública voltada à qualificação educacional. Para tanto, temos como objetivos específicos a identificação e análise de quem são as pessoas que exercem a função de monitores, e por qual processo seletivo passaram, assim como os aspectos relacionados à formação e à atuação de cada monitor, tais como, as expectativas na área e os maiores desafios nas oficinas do macrocampo esporte e lazer a partir de entrevista semiestruturada, realizada por meio de uma pesquisa de campo. Este estudo firmou a concepção da necessidade do aprimoramento das discussões que norteiam a Educação Integral possibilitando assim a efetividade de suas ações, pautando dentre outros aspectos os déficits presentes na atuação de seus monitores ocasionados principalmente por falta de elementos norteadores referentes ao processo ensino/aprendizagem, sendo notório a valorização da prática sem cunho reflexivo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Eduardo Ribeiro Dantaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas na Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.subjectMonitoriapt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.titlePerfil de monitores no macrocampo esporte e laser do Programa Mais Educação em Ingá-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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