Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8161
Título: A Universidade Estadual da Paraíba: Memórias da cultura e diálogos com a experiência do lazer
Autor(es): Costa, Tássia Gabrielly de Melo Terto
Palavras-chave: Cultura
Dança
Memória
Data do documento: 27-Mai-2014
Resumo: O estudo teve como objetivos identificar e analisar a constituição e formalização da dimensão da cultura, com enfoque na dança, na Universidade Estadual da Paraíba, buscando estabelecer diálogos com a experiência de lazer, através do levantamento e catalogação de fontes documentais e imagéticas; e identificar os eventos promovidos e acontecidos na UEPB no campo da cultura, especialmente no campo da dança, que se transformam em experiências de lazer. Nesse sentido busca-se compreender a importância da experiência artístico-cultural de lazer para o debate e criação de políticas públicas na própria instituição. A pesquisa de natureza qualitativa caracterizou-se como uma pesquisa de campo do tipo documental de caráter histórico. O seu corpus documental constituiu-se de 13 Resoluções CONSEPE/COSUNI publicadas entre os anos de 1978 a 2013 que estão relacionadas com a dimensão da cultura na UEPB, juntamente a entrevista semiestruturada. Para análise dos dados realizamos uma análise categorial. Utilizamos das resoluções encontradas e organizando-as de acordo com os três períodos específicos da Universidade: URNe, estadualização e autonomia financeira. A análise de conteúdo foi realizada em três etapas: 1)Pré-análise; 2) Exploração do material e 3) Tratamento dos resultados obtidos e interpretação. A constituição e formação da dimensão da cultura na UEPB no organograma institucional, foi delineando-se a partir da criação da Coordenação de Arte e Cultura (CAC), antes disso denominada de Coordenação de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (CACEL). O estudo espera uma ação de política institucional da UEPB capaz de produzir e disseminar conhecimentos culturais que se transformem em experiências de lazer para aquele que aprecia e contempla a partir de políticas institucionais discutidas e elaboradas com a participação de toda a comunidade acadêmica e representações do setor sociais; visando com isso produzir, promover e difundir manifestações culturais dentro e fora do ambiente universitário, por entender a universidade como espaço que produz e consome conhecimentos culturais e de lazer.
Descrição: COSTA, T. G. de M. T. A Universidade Estadual da Paraíba: Memórias da cultura e diálogos com a experiência do lazer. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8161
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tássia Gabrielly de Melo Terto Costa.pdfPDF - Tássia Gabrielly de Melo Terto Costa1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.