Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8169
Título: Desenvolvimento de software baseado em componentes: Uma visão prática
Autor(es): Santos, Sérgio Adriano Oliveira
Palavras-chave: Reuso
Componentes
Desenvolvimento baseado em componentes
Data do documento: 30-Abr-2015
Resumo: A qualidade dos produtos de software depende dos processos de desenvolvimento utilizados. Definir processos de software não é uma atividade trivial, necessitando conhecimento e experiências para adotar abordagens de apoio para redução de esforço na execução das tarefas. Nesse sentido, o Desenvolvimento Baseado em Componentes (DBC) pode ser usado com o objetivo de reduzir custos e tempo de desenvolvimento em certos domínios de aplicação. Enquanto metodologias tradicionais constroem sistemas do zero, nessa abordagem, o desenvolvimento de software ocorre por meio da composição de componentes pré-existentes, desenvolvidos ou adquiridos de terceiros e é controlado por processos definidos na Engenharia de Software Baseado em Componentes (ESBC). Desse modo, o DBC favorece o desenvolvimento em alguns domínios de aplicação que possuem requisitos complexos e exigem equipes especializadas no conhecimento dos requisitos, centralizando a implementação desses requisitos nos métodos dos componentes. Nesse trabalho, aborda-se a temática do desenvolvimento baseado em componentes demonstrando suas características e principais vantagens. Para demostrar como o Desenvolvimento Baseado em Componentes pode ser aplicado, desenvolveu-se um projeto de um componente de software que pode ser utilizado em muitas aplicações. Para justificar o desenvolvimento do projeto foi percebido grande potencial de reuso no domínio de aplicações de gestão comercial (ERP), na implementação de regras de negócio relacionadas à emissão de documentos fiscais.
Descrição: SANTOS, S. A. O. Desenvolvimento de software baseado em componentes: Uma visão prática. 2015. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8169
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sérgio Adriano Oliveira Santos.pdfPDF - Sérgio Adriano Oliveira Santos918.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.