Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8178
Título: O ensino da dança de salão em outros núcleos educativos: Reflexões sobre a intervenção pedagógica
Autor(es): Araújo, Daniel de Oliveira
Palavras-chave: Dança de salão
Ensino da dança
Educação formal
Educação não-formal
Data do documento: 5-Dez-2014
Resumo: Este estudo que se caracterizou como descritivo, teve como objetivo analisar e discutir os fatores nos quais o ensino da dança de salão hoje está envolto. É comum identificar o ensino e a prática da dança de salão como uma atividade lúdica baseada na repetição de passos para uma boa execução destes em festas. O ensino da dança na atualidade se dá em diferentes espaços além da escola (educação formal), em clubes, comunidades de bairro, academias de ginástica e escolas específicas de dança (educação não-formal). No ambiente escolar (educação formal), alguns dos objetivos a serem alcançados com a dança já estão preestabelecidos numa forma estruturada de ensino/aprendizagem norteada, por exemplo, pelos PCN’s de Educação Física e de Artes, que apontam ao professor desde aspectos para o planejamento de suas aulas de tal forma que na sua prática pedagógica ele possa buscar caminhos e ferramentas necessários para atingir o fim contemplado. E o ensino da dança fora da escola? Qual o norteador? Tais indagações foram construindo o objetivo central desse trabalho que é apresentar e discutir apontamentos pedagógicos que possam nortear a prática do professor de dança de salão na educação dita não formal. Trazer essa discussão a partir de contextos vivenciados durante anos de ensino da dança de salão na educação nãoformal pode contribuir no exercício de ser professor não somente na educação formal, fortalecendo assim, discussões em torno da dança, do ensino e do espaço onde é vivenciada. O estudo abre a possibilidade de (re)configurar o olhar sobre as escolas de dança, sua função social e o fazer pedagógico. Este trabalho traz à reflexão em sua própria intervenção pedagógica no campo da dança de salão possa contribuir com a prática profissional daqueles que também estão em outros espaços educativos, como as escolas específicas de dança, diante da necessidade de pensar sobre o saber/fazer, na busca incessante pelo conhecimento que nunca está fechado em si mesmo, na função de também educar e contribuir na formação e desenvolvimento de seus alunos.
Descrição: ARAÚJO, D. de O. O ensino da dança de salão em outros núcleos educativos: reflexões sobre a intervenção pedagógica. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8178
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniel de Oliveira Araújo.pdfPDF - Daniel de Oliveira Araújo772.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.