Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8184
Título: Desvendando o arco-íris: A óptica na concepção de estudantes surdos
Autor(es): Bezerra, Mário José Rodrigues
Palavras-chave: Educação especial
Surdos
Óptica
Aprendizagem
Data do documento: 12-Jun-2015
Resumo: A educação inclusiva no Brasil vem crescendo muito nos últimos anos, mas ainda encontramos uma grande dificuldade para integrar alunos surdos na rede regular de ensino, seja ela particular ou pública. Essa dificuldade aumenta quando a disciplina a ser lecionada relaciona-se a ciências de forma geral. Neste Trabalho de Conclusão de Curso discutimos, tomando como exemplo o fenômeno do arco-íris, como o conceito da refração da luz pode ser abordado e apresentado a estudantes surdos em geral. É importante frisarmos que a aula foi ministrada totalmente em libras, além de um vocabulário na LIBRAS mais técnico no campo da Óptica, promovendo a interação desses alunos, parte colaboradora na execução deste trabalho, com esta área da Física, favorecendo-os com uma interpretação didática do fenômeno do arco-íris. O objetivo principal de nossa pesquisa é buscar compreender quais são as possíveis dificuldades encontradas pelos alunos surdos em torno de conteúdos sobre Óptica, mas especificamente, o fenômeno do arco-íris. Assim, fazer com que eles se interessem pelos estudos de temas associados à ciência e tecnologia (neste caso, à Óptica) e, portanto, possam desenvolver suas habilidades e desempenhar um papel social ativo atuando dentro da comunidade científica.
Descrição: BEZERRA, M. J. R. Desvendando o arco-íris: A óptica na concepção de estudantes surdos. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8184
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mário José Rodrigues Bezerra.pdfPDF - Mário José Rodrigues Bezerra2.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.