Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8202
Título: Biomassa de macroinvertebrados bentônicos como indicador de impacto ambiental em reservatórios do semiáridos
Autor(es): Farias, Cintia Kelly de Lima
Palavras-chave: Macroinvertebrados bentônicos
Biomassa
Impacto ambiental
Data do documento: 15-Abr-2015
Resumo: O objetivo desse estudo foi avaliar a biomassa de macroinvertebrados bentônicos como indicador biológico de qualidade ambiental em reservatórios localizados no semiárido. O estudo foi realizado nos reservatórios Argemiro de Figueiredo (Acauã), Epitácio Pessoa (Boqueirão) e Poções, pertencentes à bacia hidrográfica do Rio Paraíba. Foram realizadas duas coletas em períodos hidrológicos distintos de maior índice pluviométrico (Dezembro de 2011) e de menor índice pluviométrico (Julho de 2012), tendo sido coletadas amostras de água e de macroinvertebrados bentônicos na região litorânea de cada reservatório, totalizando 120 amostras. Através da biomassa dos gêneros da família Chironomidae foi possível comprovar a classificação dos reservatórios em pontos de menor distúrbio e pontos de maior distúrbio levando em consideração os gêneros de Chironomidae e sua respectiva biomassa predominantes nos respectivos pontos. O resultado da classificação dos pontos foi corroborado com análises de significância, mostrando que no período de maior índice pluviométrico (2011), a existência de diferença significativa entre os pontos de maior e menor distúrbio (PERMANOVA: Pseudo- F = 4,5312; p=0,001). No período de Menor índice pluviométrico (2012), os resultados da análise também mostraram diferença significativa entre os pontos amostrados (PERMANOVA: Pseudo- F 1, 59 = 3,0349; p=0,005). De acordo com os resultados obtidos, os valores da biomassa dos gêneros da família Chironomidae contribuíram na classificação dos locais de maior e menor distúrbio antropogênico, podendo então ser considerada uma ferramenta para a avaliação da qualidade ambiental, fornecendo informações de qualidade da água e intensidade de influências antrópicas.
Descrição: FARIAS, C. K. de L. Biomassa de macroinvertebrados bentônicos como indicador de impacto ambiental em reservatórios do semiáridos. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8202
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cíntia Kelly de Lima Farias.pdfPDF - Cíntia Kelly de Lima Farias963.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.