Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8205
Título: Avaliação biomecânica em indivíduos portadores de desordem temporomandibular
Autor(es): Sousa, Marcia Luana Aires de
Palavras-chave: Transtornos da articulação temporomandibular
Diagnósticos
Biomecânica corporal
Data do documento: 17-Jun-2015
Resumo: A desordem temporomandibular (DTM) é uma doença bastante prevalente que envolve o sistema craniocervical e todas as estruturas associadas. Tem etiologia multifatorial, podendo manifestar-se localmente ou até mesmo distalmente à articulação temporomandibular (ATM). Este estudo teve como objetivo avaliar a biomecânica corporal em indivíduos portadores de DTM. Trata-se de uma pesquisa de delineamento transversal com abordagem quantitativa, desenvolvido entre junho/2014 à junho/2015, na clínica escola de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba. A amostra constituiu 27 indivíduos, de ambos os sexos, diagnosticados clinicamente com DTM através do Índice anamnésico de Fonseca et al., 1994. Os indivíduos foram submetidos a exame físico, que consistia em investigar a análise da mobilidade articular, avaliação dos músculos envolvidos diretamente com ATM, estudo do equilíbrio estático postural através da baropodometria e estabilometria. Houve prevalência da população feminina (74,07%), e a média da idade foi de 39,37±13,89 anos. Em relação às médias das medidas goniométricas e lineares, houve tendência para a hipomobilidade. Apenas 40,74% apresentaram normalidade para o movimento global da ATM e 48,15% apresentaram desvio. Na palpação muscular houve presença de espasmos e pontos gatilhos na maioria dos músculos e em valores consideráveis. Na avaliação da mobilidade artrocinemática da ATM foi visto que nenhum indivíduo apresentou mobilidade completa (grau IV) na pressão posteroanterior direita (PPA dir.), em relação às outras pressões os números se mantiveram nos graus II e III. Em se tratando de dor, de acordo com a restrição da ATM, foi visto que a maioria apresentou dor no grau I de mobilidade articular, principalmente o grupo feminino. Já no que diz respeito à mobilidade artrocinemática da coluna cervical foi observado que nas mulheres o limite das mobilizações das vértebras em geral encontrou-se no grau II de mobilidade e nos homens esses valores foram maiores no grau III, no entanto, nenhum deles apresentou limite máximo, ou seja, limite IV. Na avaliação com a baropodometria foi visto uma pressão média maior no pé direito e uma má distribuição da massa corporal com o antepé e pé direito sendo os mais responsáveis em suportar essas cargas. Na estabilometria, em relação à distância médio lateral e anteroposterior, as mulheres apresentaram maior porcentagem em relação aos homens com exceção de alguns apoios, onde eles mostraram maiores valores percentuais. As velocidades tanto anteroposterior como médio lateral ficaram bem próximas comparando os dois sexos. Foi possível concluir, que a biomecânica parece está comprometida em indivíduos portadores de DTM.
Descrição: SOUSA, M. L. A. de. Avaliação biomecânica em indivíduos portadores de desordem temporomandibular. 2015. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8205
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márcia Luana Aires de Sousa.pdfPDF - Márcia Luana Aires de Sousa879.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.