Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8247
Título: Implantação do Programa de Gestão Ambiental na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral
Autor(es): Toscano, Ianina Gonzales
Palavras-chave: Educação ambiental
Gestão ambiental
Sustentabilidade
Data do documento: 29-Jul-2014
Resumo: A crise ambiental tem causado danos a diversas regiões, empresas e sociedade. A educação ambiental é uma das medidas que permitem conscientizar os cidadãos na busca de reduzir os problemas provenientes das questões ambientais. A escola tem o papel de tornar os cidadãos formadores de opinião e decisões com reflexão crítica sobre as práticas. Este estudo tem o objetivo de propor soluções sustentáveis através da implantação da gestão ambiental na Escola de Ensino Médio Severino Cabral, buscando relacionar a educação ambiental à gestão ambiental. Para a elaboração do Programa de Gestão Ambiental Escolar – PGAE – foram aplicados questionários com alunos, professores e funcionários, a fim de avaliar o nível de educação ambiental existente. Foi utilizada a ferramenta PDCA (plan, do, check e act), realizando um diagnóstico dos aspectos fisiográficos e socioeconômicos para a elaboração do plano de ação. Os problemas encontrados foram vazamentos de água, o desperdício energia da rede elétrica, a presença de resíduos de construção e materiais escolares no pátio externo da escola. Foram propostas medidas para redução de desses desperdícios. Atualmente a escola Severino Cabral passa por reformas, onde se observa resultados positivos a partir da implantação de soluções sugeridas pelo programa de implantação da gestão ambiental. Conclui-se que as escolas necessitam de incentivo para valorizar as questões ambientais a fim de se tornar uma organização sustentável.
Descrição: TOSCANO, I. G. Implantação do Programa de Gestão Ambiental na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8247
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ianina Gonzales Toscano.pdfPDF - Ianina Gonzales Toscano1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.