Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8248
Título: Análise de conformidade de indicadores da qualidade da água que abastece um Hospital Público Regional em Campina Grande-PB
Autor(es): Farias, Amanda Paiva
Palavras-chave: Qualidade da água
Indicadores sentinelas
Indicadores auxiliares
Padrão de portabilidade
Data do documento: 28-Jul-2014
Resumo: A água é um bem de direito de todos, que quando destinado ao consumo humano deve passar por um tratamento adequado para atender o que recomenda a Portaria de Potabilidade nº 2914/2011 do Ministério da Saúde. Atividades de operação e manutenção do Sistema de Abastecimento de Água não dá total garantia da permanência da potabilidade desta, uma vez que, desde a etapa do tratamento até o momento do consumo, passando pela distribuição e reservação, pode haver a deterioração da qualidade da água durante estas etapas. Durante o período de 22 de março a 22 de junho de 2013 foram coletadas amostras de água do Sistema de abastecimento do Hospital Público Regional localizado em Campina Grande – PB, distribuído em 14 pontos, visando verificar a possível degradação da qualidade da água que abastece a este hospital e se essa deterioração acarreta a violações aos padrões de potabilidade estabelecido pela Portaria vigente. Foram analisados os indicadores Sentinelas (cloro residual livre – CRL, turbidez) e Auxiliares (cloro residual combinado – CRC, pH, bactérias heterotróficas e coliformes totais) e os resultados obtidos demonstraram que as maiores influências a trazerem algum tipo de risco a saúde humana neste hospital, foram: o CRL, devido a sua baixa concentração, as bactérias heterotróficas, com sua alta concentração e a presença de coliformes totais.
Descrição: FARIAS, A. P. Análise de conformidade de indicadores da qualidade da água que abastece um Hospital Público Regional em Campina Grande-PB. 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8248
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Paiva Farias.pdfPDF - Amanda Paiva Farias1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.