Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8252
Título: Observação de segunda micelização de micelas invertidas de AOT induzida por 2-etilhexonoato de cobalto (II)
Autor(es): Costa, Ohanna Maria Menezes Madeiro da
Palavras-chave: Química coloidal
Absorção da água
Solubilização da água
Moléculas
Data do documento: 1-Ago-2014
Resumo: A química coloidal vem ganhando espaço no dia-a-dia, devido as inúmeras aplicabilidades que vem sendo dado a esta área. Uma das aplicabilidades, é o uso de sistemas coloidais para síntese de nanopartículas metálicas. Relacionado com a química coloidal observou-se que a inserção de molécula convidadas ou co-tensoativos em sistemas microemulsionados, interferiam na capacidade de absorção de água pelo sistema. Enquanto se aumentava a concentração destas moléculas esta capacidade de absorção de água diminuiu. Então, relacionado a este comportamento, associaram-se dois papeis exercidos por estas moléculas, ora cosurfactante ora cosolvente. A partir dessas observações fez-se o estudo do comportamento destas moléculas convidadas, sendo a em questão CoEH, no sistema AOT/ciclohexano. Observou-se o mesmo comportamento dos demais trabalhos, sendo assim atribuiu-se o papel de cosurfactnate ou cosolvente ao CoEH de acordo com o gráfico obtido. Porém, no nosso sistema foi verificado dois picos máximos de solubilização de água em função da composição total do surfactante/cosurfactante. A partir desta observação fez-se o uso de outras técnicas, como viscosidade, condutividade e registro de espectros de absorção molecular; onde verificou-se uma possível transição de fases. Estas técnicas nos forneceram informações importantes, confirmando a observação de uma segunda micelização no sistema em lugar de transição de fases.
Descrição: COSTA, O. M. M. M. da. Observação de segunda micelização de micelas invertidas de AOT induzida por 2-etilhexonoato de cobalto (II). 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8252
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ohanna Maria Menezes Madeiro da Costa.pdfPDF - Ohanna Maria Menezes Madeiro da Costa797.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.