Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8256
Título: Alterações na coluna decorrentes de maus hábitos posturais entre estudantes de Campina Grande – PB
Autor(es): Freitas, Karla Leite
Palavras-chave: Fisioterapia
Postura corporal
Saúde do escolar
Avaliação postural
Data do documento: 2-Jun-2014
Resumo: Nos dias atuais, os problemas posturais têm se tornado um grave problema de saúde pública. Os maus hábitos posturais são bem presentes na vida de crianças e adolescentes prejudicando sua saúde e por vezes até o seu aprendizado. Mediante esta constatação, objetivou-se nesse estudo avaliar as alterações posturais decorrentes dos maus hábitos posturais em estudantes do ensino fundamental II da rede municipal de Campina Grande – PB, com idades entre 9 e 18 anos. Trata-se de um estudo analítico, transversal, realizado em 13 escolas com uma amostra de 324 escolares. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário cuja primeira parte referiu-se a identificação geral, a segunda com a avaliação postural e a terceira com questões sobre hábitos posturais na escola e em casa. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com o protocolo CAEE 0356.0.133.000-11. Os dados foram submetidos à análise através da estatística descritiva simples com o uso do programa estatístico SPSS, versão 17.0. Os resultados demonstraram que em relação aos hábitos posturais, os que mais se destacaram foram: carregar mochila em apenas um lado do corpo (23,5%), sentar com flexão anterior de tronco (27,2%) e assistir televisão na posição deitada no sofá (38,8%). Em relação às alterações posturais, identificou-se que 49,4% dos escolares apresentaram algum tipo de alteração na coluna vertebral e destes, 16,3% estava relacionada à escoliose; outras alterações comuns envolveram ombros desnivelados (41,6%), anteroversão pélvica (18,4%) e joelho recurvatum (23,6%). Diante do exposto, conclui-se que existe um elevado número de alterações posturais entre os estudantes avaliados e que possivelmente os hábitos posturais podem contribuir para o surgimento dessas alterações.
Descrição: FREITAS, K. L. Alterações na coluna decorrentes de maus hábitos posturais entre estudantes de Campina Grande – PB. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8256
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karla Leite Freitas.pdfPDF - Karla Leite Freitas330.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.