Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8257
Título: A genética humana no Nordeste: Revisando a literatura usando diferentes palavras-chave
Autor(es): Almeida, Gibran Sarmento de
Palavras-chave: Bibliometria
Genética humana
Epidemiologia
Data do documento: 7-Dez-2010
Resumo: A produção acadêmica na área da Genética Humana é relativamente recente e se concentra na região sul e sudeste do Brasil. As descobertas de doenças genéticas endêmicas no Nordeste nem sempre alcançam os profissionais da área da saúde, porque o acesso às publicações é feito por meio de banco de dados específicos, como o OMIM, Pubmed, Scielo e Google Acadêmico. Se um profissional de um determinado estado quisesse conhecer quais doenças genéticas foram descobertas naquela região, usando esses bancos de dados, ele teria acesso a essa informação? Neste trabalho, o objetivo foi levantar e analisar a produção bibliográfica sobre doenças genéticas que afetam as populações do Nordeste brasileiro usando diferentes palavras-chave. Foram definidos conjuntos de palavras-chave usando epidemiologia, doenças genéticas, consangüinidade, e os diferentes estados do Nordeste para realizar uma busca bibliográfica. Os artigos foram classificados segundo ano de publicação, afecções estudadas e grupos de pesquisa. Os resultados apontam que a utilização de diferentes bancos de dados acarreta acesso a diferentes publicações. A hemoglobinopatias, como anemia falciforme e talassemia, são as doenças mais citadas; seguidas por algumas doenças genéticas raras, como a síndrome de Bernardinelli-Siep. Algumas afecções, como a síndrome Spoan, só foi encontrada em apenas uma das 14 buscas realizadas e essa doença é endêmica no estado do Rio Grande do Norte. Algumas doenças que sabidamente afetam as populações do Nordeste, como a mucopolissacaridose, não foram encontradas nas buscas realizadas com palavras-chave mais genéricas. Os achados também mostram assimetrias na produção acadêmica entre os estados nordestinos e em relação aos temas investigados. Nos anexos do trabalho, pode ser encontrado um catálogo com a descrição das doenças genéticas encontradas nas populações do Nordeste brasileiro.
Descrição: ALMEIDA, G. S. de. A genética humana no Nordeste: revisando a literatura usando diferentes palavras-chave. 2010. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8257
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gibran Sarmento de Almeida.pdfPDF - Gibran Sarmento de Almeida1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.