Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8260
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Macilene Pereira de-
dc.date.accessioned2016-01-15T18:25:14Z-
dc.date.available2016-01-15T18:25:14Z-
dc.date.issued2014-08-14-
dc.identifier.otherCDD 371. 3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8260-
dc.descriptionARAÚJO, M. P. de. Uso da argumentação como ferramenta na educação biológica: o caso do aquecimento global. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractAo longo dos últimos anos a educação brasileira tem sofrido vários processos transformativos, decorrente dos avanços tecnológicos, novos objetivos são inseridos a fim de melhorar os processos de ensino-aprendizagem. Porém, o que observamos é um ensino que se esgota nos modelos educacionais fragmentados, dificultando assim o desenvolvimento de habilidades e competências pelos estudantes, o que torna importante o desenvolvimento de pesquisas que possam tecer reflexões sobre a superação deste modelo de ensino fragmentado. Neste cenário, a argumentação se apresenta como uma ferramenta com grande potencial na educação biológica, considerando como uma ferramenta que comporta a multiplicidade de saberes, portanto, essa é forma de discurso que, precisa ser apropriada pelos estudantes. Neste sentido, objetivamos avaliar a evolução conceitual do argumento, a partir de uma sequência didática na perspectiva argumentativa. Para tal, executamos as seguintes etapas: observação de campo; apresentação de textos sobre o aquecimento global; documentários sobre esse fenômeno; realização de dois debates de natureza argumentativa. Os dados foram construídos a partir de observações de campo, da filmagem e gravação dos debates, sendo os mesmo transcritos e analisados usando o método proposicional. Os resultados foram considerados satisfatórios no que diz respeito à evolução conceitual referente a quantidade e qualidade do argumento.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Márcia Adelino da Silva Diaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectDidática argumentativapt_BR
dc.subjectQualidade do argumentopt_BR
dc.subjectMétodo de ensinopt_BR
dc.titleUso da argumentação como ferramenta na educação biológica: o caso do aquecimento globalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Macilene Pereira de Araújo.pdfPDF - Macilene Pereira de Araújo528.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.