Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8267
Título: Análise associativa entre a incidência de dengue e variáveis climáticas na cidade de Campina Grande – Paraíba
Autor(es): Ferreira, Ana Carolina Coutinho
Palavras-chave: Dengue
Saúde pública
Epidemiologia
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: A Dengue é uma doença viral transmitida por um mosquito vetor amplamente disseminado no ambiente urbano. Por ser uma doença de grande importância na saúde pública, diversas maneiras de evitar a proliferação do vetor e consequente aumento no número de casos do dengue vêm sendo buscadas. Um dos pontos chave no controle do vetor é a relação entre seu ciclo de vida e os fatores climatológicos das regiões que são acometidas por surtos do dengue. Esta pesquisa buscou estudar a incidência de casos confirmados e suspeitas do dengue, obtidas através de exames laboratoriais imunológicos específicos para o vírus, e relacioná-la a dados climatológicos específicos da cidade de Campina Grande. A análise dos dados resultou na observação de um padrão nas relações entra as variáveis climatológicas e a incidência da doença na cidade. O padrão encontrado diferiu de outras localidades do país, indicando uma maior incidência da doença quando as condições climáticas determinavam uma temperatura relativamente baixa e altos valores de precipitação e umidade relativa do ar. Foi um estudo do tipo agregado-observacional, de referência temporal-longitudinal, visto que uma mesma área é investigada em momentos distintos.
Descrição: FERREIRA, A. C. C. Análise associativa entre a incidência de dengue e variáveis climáticas na cidade de Campina Grande – Paraíba. 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8267
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Carolina Coutinho Ferreira.pdfPDF - Ana Carolina Coutinho Ferreira1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.