Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8275
Título: Associação entre o consumo de drogas e ideação suicida em adolescentes
Autor(es): Barros, Paula Danielly Queiroz de
Palavras-chave: Consumo de drogas
Ideação suicida
Adolescente
Saúde pública
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: Este estudo objetivou identificar possível correlação entre a ideação suicida e o consumo de drogas de abuso por adolescentes. A amostra foi constituída de 816 estudantes da rede estadual de ensino de Campina Grande – PB. A média de idade da amostra foi 16,32 anos (DP= 1,35). O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário autoaplicável, cujas análises foram feitas por meio de estatística descritiva e teste bivariado, a fim de verificar a existência de associações entre as variáveis. As informações investigadas dizem respeito ao suicídio (ideação, plano e tentativa), drogas (uso de maconha, inalantes, injetáveis e outras, idade de experimentação e motivações para o uso) e dados demográficos (sexo, faixa etária, etnia, religião, estado civil) para melhor caracterização amostral. Entre os adolescentes estudados, 20,2% afirmaram ter pensado em cometer suicídio, 12% fizeram plano suicida e 3,8% da amostra tentaram suicídio. No que diz respeito ao uso de drogas, 1,6% da amostra afirmou ter utilizado maconha atribuindo como motivações para o uso “aceitação e influência de amigos” (63,6%), outras motivações (18,2%), ficar “simpáticos, alegres e animados” (9,1%) e “tornar tudo mais fácil” (9,1%). Em relação às drogas inalantes, 5,6% da amostra afirmou ter utilizado drogas inalantes, dentre as quais destacam-se: lança perfume ou “loló” (73,9%), tinta ou esmalte (13%), acetona (4,3%) e cola (4,3%). Foi identificada correlação positiva de 0,34 (p<0,05) entre ideação suicida e uso de drogas (inalantes e injetáveis) o que dá suporte à associação entre ideação suicida e uso de drogas, problematizada e hipotetizada neste estudo. Verificou-se ainda correlação positiva de 0,33 (p<0,05) entre tentativa de suicídio e uso de drogas (inalantes e injetáveis), adicionalmente confirmando a associação entre tentativa suicida e uso de drogas na amostra. Os resultados corroboram com estudos da literatura acerca do tema, apontando para uma emergente necessidade de criação de programas interventivos com atenção voltada à prevenção de suicídios e do consumo de drogas, bem como a expansão de estudos na área da Saúde Pública para ampliar a compreensão da temática.
Descrição: BARROS, P. D. Q. de. Associação entre o consumo de drogas e ideação suicida em adolescentes. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8275
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paula Danielly Queiroz de Barros.pdfPDF - Paula Danielly Queiroz de Barros423.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.