Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8277
Título: Relação entre coping e bem-estar subjetivo de idosos
Autor(es): Nunes, Rafael Pereira
Palavras-chave: Coping
Bem estar social
Idoso
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: O objetivo principal deste estudo foi investigar se as estratégias de enfrentamento de problemas, mais conhecidas como Coping, podem explicar o Bem-estar subjetivo de pessoas idosas. Participaram 381 pessoas com idade média de 71,50 anos (DP =8,0), com maioria do sexo feminino (73,4%). Responderam aos seguintes instrumentos: Mini-Exame do Estado Mental, Escala Modo de Enfrentamento de Problemas, Escala de Satisfação com a Vida, Escala de Afetos Positivos e Negativos e questões demográficas. Foram realizadas análises de correlação de Pearson, teste t de Student e regressões lineares múltiplas (Stepwise). Os resultados indicaram que as práticas religiosas e pensamentos fantasiosos foram as estratégias de enfrentamento mais utilizadas, a busca por suporte social não apresentou correlação com o bem-estar subjetivo. Entre as estratégias, o foco no problema explicou positivamente e o foco na emoção negativamente o bem-estar subjetivo dos participantes. Por fim, para manutenção de níveis elevados de bem-estar subjetivo, o foco no problema apresentou-se como recurso psicossocial importante.
Descrição: NUNES, R. P. Relação entre coping e bem-estar subjetivo de idosos. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8277
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Pereira Nunes.pdfPDF - Rafael Pereira Nunes324.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.