Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8281
Título: O sujeito e suas perdas: isso tem idade?
Autor(es): Fernandes, Cláudia Gianne Pessoa
Palavras-chave: Luto
Terceira idade
Psicanálise
Data do documento: 17-Jul-2014
Resumo: A psicanálise postula que no animal humano o corpo biológico não responde totalmente por sua existência, faz-se necessário a presença de um Outro tutelar que o tome como objeto de desejo e o estruture psiquicamente. A eficácia dessa estruturação carece ainda de uma queda desse lugar de objeto ideal, para que haja o advento do sujeito desejante. Desse modo, a entrada do sujeito na cultura constitui-se desde a origem em uma perda irrecuperável, mas necessária por ser a condição de inscrição no simbólico. Nessa perspectiva, o enfretamento humano diante do luto é parte do seu devir ao longo da vida, no entanto é frequente haver maior vulnerabilidade às perdas na faixa etária da terceira idade em função das inúmeras mudanças de âmbito biológico, psicológico, social, econômico e político. Este trabalho faz uma discussão sobre o sujeito e suas perdas referendando com a teoria e a ética da psicanálise que o desejo mobiliza o humano, independente da idade cronológica, em se haver com sua falta a ser. Sustentado por seu desejo o sujeito enfrenta suas perdas como parte da condição de ser e estar no mundo, elaborando o luto. Em decorrência disso constrói saídas possíveis para apaziguar seu mal estar e canaliza a libido para novos investimentos.
Descrição: FERNANDES, C. G. P. O sujeito e suas perdas: Isso tem idade? 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8281
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cláudia Gianne Pessoa Fernandes.pdfPDF - Cláudia Gianne Pessoa Fernandes847.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.