Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8283
Título: Concepção autossustentável de uma estação de tratamento de água para o município de Campina Grande – PB
Autor(es): Silva, Tairone Santiago
Palavras-chave: Estação de tratamento de água
Abastecimento de água
Lodo
Qualidade da água
Data do documento: 29-Jul-2014
Resumo: A água é um recurso natural finito e essencial para a manutenção e sobrevivência de todas as espécies do planeta. Em toda e qualquer atividade, processo ou tarefa que desejarmos realizar. Um dos maiores desafios em relação ao abastecimento para a população mundial é o fornecimento de água com qualidade e em quantidade, para isso é de fundamental importância as Estações de Tratamento de Água (ETA’ ). Nesse contexto o presente trabalho versa sobre a realização de um Estudo de Concepção Autossustentável de uma Estação de Tratamento de Água para o Município de Campina GrandePB. O estudo aborda diversos assuntos relacionados com a problemática do tema, primeiramente realiza-se um breve enfoque sobre o padrão de potabilidade com ênfase na portaria em vigência, seguida de uma visão geral sobre a norma da ABNT NBR 12216/1992. O trabalho dá continuidade especificando as tecnologias de tratamento, enfatizando o tratamento convencional e suas etapas: coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção, assim como também os problemas ambientais nas ETAs gerado S pelo lodo proveniente dos decantadores e pela água de lavagem dos filtros. Finalizando com dimensionamento das unidades de tratamento da ETA. A estação de tratamento apresentou todas as unidades hidráulicas para evitar o custo de energia. Procurou-se estabelecer a redução dos resíduos da ETA por meio do reaproveitamento da água de lavagem dos filtros através de um sedimentador que gera uma economia (recirculação para o inicio do tratamento) de 247,21m³/h de água, e do lodo dos decantadores sendo tratado em leitos de secagem, adequando-o para a disposição final . A implantação desta ETA proposta contribuirá com a distribuição de água dentro dos padrões de potabilidade e para sanar a deficiência existente no tratamento da água presente atualmente na cidade de Campina Grande.
Descrição: SILVA, T. S. Concepção autossustentável de uma estação de tratamento de água para o município de Campina Grande – PB. 2014. 102f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8283
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tairone Santiago Silva.pdfPDF - Tairone Santiago Silva1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.