Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8288
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDantas, Márcia Valente de Brito-
dc.date.accessioned2016-01-15T18:29:24Z-
dc.date.available2016-01-15T18:29:24Z-
dc.date.issued2014-05-27-
dc.identifier.otherCDD 540-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8288-
dc.descriptionDANTAS, M. V. de B. Visão dos pibidianos de uma instituição de ensino superior acerca do papel da experimentação no ensino de Química. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA experimentação no Ensino de Química é considerada uma metodologia de ensino que pode facilitar o processo de ensino e aprendizagem, se for bem incorporada no trabalho escolar. Como ingrediente de ensino, deve-se considerá-la indissociável. Logo, avaliar a formação inicial de professores de Química significa relacionar ao fato de que muitos desses futuros professores possuem uma visão incompleta sobre o valor e o significado das aulas experimentais no ensino de Química, em parte pela falta de experiência docente dos formadores dos cursos de licenciatura, nas disciplinas específicas para o desempenho da futura docência. Neste sentido, o presente trabalho de pesquisa busca investigar qual a visão que os futuros professores de Química que atuam no PIBID (Programa de Iniciação à docência) possuem, sobre o trabalho com atividades experimentais no Ensino de Química. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza quali-quantitativa. A pesquisa foi realizada através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES do curso de Licenciatura Plena em Química da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. O público alvo foram os licenciandos atuantes no PIBID. Dos 15 alunos que fazem parte do projeto, foram entrevistados 10. Como instrumento de coleta de dados utilizou- se o questionário. Os resultados apontam que há inúmeras deficiências na formação inicial de professores de Química, como também nas atividades desempenhadas pelo PIBID, onde os alunos apresentam limitações que giram em torno da falta de orientação para elaboração dos experimentos a serem conduzidos nas ações em sala de aula, bem como de uma visão inadequada do papel das atividades experimentais no ensino de Química no contexto da educação básica.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Thiago Pereira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.titleVisão dos pibidianos de uma instituição de ensino superior acerca do papel da experimentação no ensino de Químicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márcia Valente de Brito Dantas.pdfPDF - Márcia Valente de Brito Dantas571.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.