Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8301
Título: Produção de bioadsorventes obtidos da torta de mamona para remoção de íons cobre e cálcio
Autor(es): Nascimento, Iranilma Maciel
Palavras-chave: Quimissorção
Metais
Coprodutos agrícolas
Data do documento: 4-Dez-2014
Resumo: Devido ao avanço industrial nas últimas décadas, um fator preocupante para a sociedade são os impactos ambientais gerados por estas atividades, ou seja, o lançamento de resíduos que vem a causar impactos negativos ao meio ambiente e grande parte desses resíduos encontra-se contaminados principalmente por metais. Na busca de um processo que remova ou minimize essas substâncias em águas e efluentes domésticos e industriais, a adsorção destaca-se por ser um processo simples, de baixo custo e atrativa quando emprega-se biomassa oriunda de coprodutos agrícolas de baixo valor. Dentre os coprodutos, a torta de mamona se destaca pela presença de substâncias tóxicas que a torna imprópria para uso como fonte de nitrogênio vegetal em produtos convencionais. Com intuito de agregar valor a torta de mamona como um novo produto tecnológico com maior impacto em relação a sua matéria-prima (fonte de proteína e de nitrogênio), objetivou-se com este trabalho produzir um bioadsorvente na forma de carvão ativado de torta de mamona e avaliar o seu potencial na remoção de Cu 2+ e Ca 2+ em soluções aquosas utilizando a adsorção como processo de separação. A torta de mamona foi obtida em prensa manual, peneirada a 0,5 mm de granulometria. O material foi caracterizado quanto ao teor de água e óleo, além de cinzas totais. Em sequência a torta de mamona foi submetido a carbonização para obtenção do carvão a 500 o C durante 90 min usando um forno mufla. A ativação do carvão foi realizada em solução saturada KOH observando a proporção com o adsorvente (3 - KOH:1 - adsorvente, m/ m). A concentração de estudo para ambos os íons foi de 100 mg L -1 . Em seguida o estudo cinético para os íons cobre (II) e cálcio foi realizado em tempos pré-determinados. Os resultados, evidenciaram que o equilíbrio foi atingido aos 90 min para os íons cobre (II) e 120 min para os íons cálcio constituindo de uma percentagem de remoção de 99,2% e 74,0%, respectivamente. Verificou-se também que a quantidade adsortiva do cobre (II) foi 2,5 mg g e para o cálcio de 7,4 mg g -1 . Para tanto, o melhor modelo matemático para explicar a cinética de adsorção neste trabalho foi o de pseudo-segunda ordem. Neste contexto, os carvões ativados oriundos da torta de mamona são eficientes para remoção de íons cobre (II) e íons cálcio, o que poderá ser uma alternativa de baixo custo para produção de bioadsorventes.
Descrição: NASCIMENTO, I. M. Produção de bioadsorventes obtidos da torta de mamona para remoção de íons cobre e cálcio. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8301
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iranilma Maciel Nascimento.pdfPDF - Iranilma Maciel Nascimento1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.