Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8305
Título: Estrutura e composição do estrato arbóreo arbustivo em um gradiente altitudinal no Brejo dos Cavalos, Caruaru, Pernambuco, Brasil
Autor(es): Araújo, Thallyta Guimarães de
Palavras-chave: Floresta montana
Composição florística
Padrões altitudinais
Estudo fitossociológico
Data do documento: 24-Jul-2014
Resumo: Com o objetivo de contribuir para o conhecimento da vegetação lenhosa e sua distribuição ao longo de um gradiente altitudinal, caracterizou-se a fisionomia e estrutura do componente arbóreo de um fragmento de floresta ombrófila montana situada no município de Caruaru, Pernambuco. Foi realizado um estudo fitossociológico pelo método de quadrantes, onde foram mensurados indivíduos vivos com circunferência a altura do peito > 15 cm. O gradiente foi dividido em três cotas (800 à 850m, 851 à 900m e 900m à 950m), para a avalição da estrutura da comunidade arbórea ao longo da altitude. A comunidade vegetal de cada altitude analisada foi agrupada em classes de altura e de diâmetro. Foram registrados 1500 indivíduos ao longo de toda a encosta, distribuídos em 29 famílias e 56 espécies, e estas foram classificadas de acordo com seus grupos ecológicos (deciduidade, síndrome de dispersão e grupo sucessional). A maioria das espécies foi classificada como semidecíduas, zoocóricas e secundárias iniciais. A maior parte dos indivíduos apresentou diâmetro até 10 cm e altura entre 2-12 m para todas as cotas altitudinais. Observou-se diferença pouco significativa na composição das espécies ao longo da altitude, o que contribuiu para a discreta diferença nos valores de riqueza entre as cotas. Os valores de densidade e dominância variaram significativamente entre as cotas, obtendo valores máximos para a cota intermediária, sugerindo que fatores limitantes estejam atuando nos extremos do gradiente. Byrsonima sericea, Eriotheca crenulaticalyx, Ocotea glomerata e Tapirira guianensis estiveram entre os maiores valores de importância para todas as cotas altitudinais, contribuindo com a alta similaridade florística em todo o gradiente, no entanto, verifica-se uma diferença na abundância e área basal destas espécies para cada altitude avaliada.
Descrição: ARAÚJO, T. G. de. Estrutura e composição do estrato arbóreo arbustivo em um gradiente altitudinal no Brejo dos Cavalos, Caruaru, Pernambuco, Brasil. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8305
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thallyta Guimarães de Araújo.pdfPDF - Thallyta Guimarães de Araújo832.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.