Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8306
Título: Estrutura de um remanescente de caatinga arbustiva-arbórea no semiárido paraibano
Autor(es): Rêgo, Lúcia Virgínia Castor do
Palavras-chave: Caatinga
Fitossociologia
Similaridade florística
Data do documento: 24-Jul-2014
Resumo: Apresentando um mosaico de fitofisionomias, a Caatinga é uma vegetação que recobre quase que completamente a faixa semiárida do Nordeste Brasileiro e estendendo-se ao norte do estado de Minas Gerais. Objetivou-se com este estudo determinar o padrão de distribuição das espécies de caatinga arbustiva-arbórea nesta região por meio de um inventário fitossociológico e análises de similaridade. O levantamento florístico fitossociológico foi realizado em um remanescente de Caatinga no munícipio de Barra de Santana - PB, onde foram estabelecidas 35 parcelas medindo 200 m 2 totalizando 0,7 ha. Foram amostrados todos os indivíduos arbustivos-arbóreo com diâmetro ao nível do solo igual ou superior a 3,0 cm (DNS > 3,0cm) e altura > 1,0 metro. Verificou-se 2184 indivíduos distribuídos em 25 espécies, 19 gêneros, 10 famílias e uma espécie indeterminada. Os táxons mais importantes foram Croton blanchetianus, Poincianella pyramidalis, Aspidosperma pyrifolium. Os valores para os índices de diversidade foram baixos, Shannon-Wiener (H`) 1,67 nats.ind -1 , Equabilidade por Pielou (J`) 0,51. Posteriormente foi feita uma análise de similaridade florístico estrutural pela compilação de outros trabalhos realizados em áreas Caatinga e Mata Seca. Por meio dos coeficientes de Jaccard e Morisita, realizou-se a avaliação, que determinou a formação de grupos similares, influenciados por características biogeográficas.
Descrição: RÊGO, L. V. C. do. Estrutura de um remanescente de caatinga arbustiva-arbórea no semiárido paraibano. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8306
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lúcia Virgínia Castor do Rêgo.pdfPDF - Lúcia Virgínia Castor do Rêgo2.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.