Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8308
Título: Ocorrência de parasitoses intestinais em pacientes atendidos no laboratório municipal da cidade de Orós-CE
Autor(es): Lima, Francisco Kyllmann Oliveira de
Palavras-chave: Parasitoses intestinais
Condições socioeconômicas
Qualidade de vida
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: Os parasitos intestinais são agentes etiológicos de doenças, que podem atingir considerável parcela da população principalmente as que apresentam condições socioeconômicas deficitárias, ocasionando agravos à saúde de diversas formas como carências nutricionais quando interferem na absorção de nutrientes ou diminuem o apetite, migração ectópica no organismo do hospedeiro, provocar uma obstrução intestinal em caso de superpopulação, entre outros, podendo levar o paciente a óbito. No presente trabalho determinou-se a ocorrência de parasitas intestinais em pacientes atendidos no Laboratório Municipal de Análises Clínicas na Cidade de Orós- CE. O estudo do tipo descritivo e documental foi realizado no período compreendido entre maio de 2012 a setembro de 2013. Verificou-se positividade para enteroparasitos nos resultados analisados, dentre os protozoários detectados a Entamoeba histolytica / Entamoeba dispar apresentou um maior número de ocorrência. Com relação aos helmintos, a espécie mais prevalente foi o Enterobius vermiculares. A faixa etária que apresentou maior índice de contaminação foi entre 0 a 10 anos. No gênero feminino foi averiguado um maior percentual de pessoas parasitadas. Quanto às associações parasitárias observou-se uma maior prevalência de casos de monoparasitismos sobre os de poliparasitismos, neste último a maior frequência foi de E. histolytica/E. dispar e Entamoeba coli. Concluiu-se que na população estudada, uma parcela considerável de pacientes encontrava-se infectada. Como a maioria das enteroparasitoses são assintomáticas ou apresentam sintomas clínicos discretos ou inespecíficos, é necessária a investigação diagnóstica para identificá-las e assim evitar consequências mais graves e até fatais, contribuindo dessa forma para uma melhor qualidade de vida da população contaminada.
Descrição: LIMA, F. K. O. de. Ocorrência de parasitoses intestinais em pacientes atendidos no laboratório municipal da cidade de Orós-CE. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8308
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Kyllmann Oliveira de Lima.pdfPDF - Francisco Kyllmann Oliveira de Lima1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.