Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8320
Título: Qualidade de vida de pacientes com neoplasia maligna de cabeça e pescoço sob tratamento antineoplásico
Autor(es): Alves, Alisson Cardoso
Palavras-chave: Qualidade de vida
Tratamento antineoplásico
Neoplasia de cabeça e pescoço
Data do documento: 16-Jul-2014
Resumo: Objetivo: Avaliar a Qualidade de Vida (QV) de pacientes com neoplasia maligna de cabeça e pescoço sob tratamento antineoplásico. Material e método: O estudo foi do tipo descritivo, transversal, com o auxílio da técnica de observação direta. Com a amostra composta de 41 pacientes submetidos à tratamento antineoplásico, no Hospital de referência em oncologia, Campina Grande-PB, durante o período de agosto de 2012 a junho de 2013. Para a análise da QV foi aplicado o questionário da Universidade de Washington (UW-QOL) (University of Washigton Quality of Life). Para a análise estatística utilizou-se o SPSS versão 20.0 e o teste Qui- quadrado, com valor de p≤0,05. Resultados: Com relação à avaliação da média da QV por domínio, observou-se que a saliva e paladar apresentaram às menores médias, considerados, portanto, em termos de QV os domínios mais afetados. Na associação das variáveis independentes com os domínios da QV, houve associação estatisticamente significativa entre: o tipo de tratamento com o domínio aparência (p=0,03) e humor (p=0,03), hábitos nocivos com o paladar (p=0,02), sexo com o humor (p=0,03) e estágio clínico com a ansiedade (p=0,01). Na associação entre as variáveis independentes com a QV, houve associação estatística significativa entre o estágio clínico e QV (durante) (p=0,01). Conclusão: Os pacientes em tratamento antineoplásico, em termos de QV estavam afetados em aspectos de produção de saliva e paladar. A conduta terapêutica também teve associação com a aparência e o humor. Concluindo-se que a QV está associada com o tratamento radioterápico.
Descrição: ALVES, A. C. Qualidade de vida de pacientes com neoplasia maligna de cabeça e pescoço sob tratamento antineoplásico. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8320
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alisson Cardoso Alves.pdfPDF - Alisson Cardoso Alves903.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.