Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8326
Título: Avaliação do equilíbrio em portadores de enxaqueca: estudo de caso
Autor(es): Sousa, Tatianna Geissy de
Palavras-chave: Enxaqueca
Equilíbrio corporal
Migrânea
Baropodometria
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: A enxaqueca é uma síndrome neurológica que afeta grande parte da população mundial. Pode ser classificada com aura, caracterizada por sinais otoneurológicos que antecedem a crise ou sem aura, de causa multifatorial que cursa com cefaleia na maioria das vezes unilateral, pulsátil e que dura de 4 a 72 horas. Os principais sintomas são a tontura ou vertigem, palidez, náuseas e vômito. Várias teorias explicam sua fisiopatologia, vascular, bioquímica, neurogênica e a associação de todas essas. A vasoconstricção predispõe uma isquemia de áreas vestibulares responsáveis pelo equilíbrio do individuo, sendo assim a enxaqueca pode levar a um desequilíbrio que afeta a execução de suas atividades de vida diária, a ocorrência de quedas e problemas emocionais.O objetivo deste estudo foi avaliar o equilíbrio em portadores de enxaqueca. Tratou-se de um estudo de caso tipo descritivo, transversal de abordagem quantitativa. A amostra foi do tipo não probabilística composta por 10 pacientes da Clínica Escola de Fisioterapia com média de 42,6 anos (DP = ±9,37). A pesquisa foi realizada entre maio e junho de 2014 e os dados coletados foram organizados no software Excel 2010, sendo expressos em valores máximos e mínimos, médias, desvio padrão e comparação através do programa SPSS 15.0., sendo considerados valores significantes com p<0,05. Foram utilizados como instrumentos de avaliação a Escala de Berg e a Baropodometria. Como resultados pode-se dizer que portadores de enxaqueca apresentam desequilíbrio, sendo mais significativos quando há diminuição da base de apoio e privação visual.
Descrição: SOUSA, T. G. de. Avaliação do equilíbrio em portadores de enxaqueca: estudo de caso. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8326
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatianna Geissy de Sousa.pdfPDF - Tatianna Geissy de Sousa582.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.