Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8327
Título: A depressão entre idosos de comunidade urbana e sua relação com a fragilidade
Autor(es): Vilar, Camilla Cavalcante
Palavras-chave: Depressão
Idoso
Síndrome da fragilidade
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: Trata-se do estudo sobre a depressão juntamente com a síndrome da fragilidade nos idosos. Tal estudo teve como objetivo geral avaliar o nível de depressão entre idosos de comunidade urbana e sua relação com a fragilidade. A pesquisa foi desenvolvida na forma descritiva, analítica, transversal com abordagem quantitativa. Realizou-se nos grupos de convivência cadastrados na Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) do município de Campina Grande – PB. Foram coletadas as informações em 4 (quatro) grupos cadastrados, com um total de 66 (sessenta e seis) idosos. Os instrumentos utilizados foram o Mini Exame do Estado Mental (MEEM), GDS 15 (Geriatric Depression Scale), CES-D (Center for Epidemiological Studies - Depression) e o Tilburg Frailty Indicator (TFI). Os resultados da pesquisa mostraram que 36,4% (N=24) dos idosos apresentaram declínio cognitivo; com relação à presença de depressão observou-se em 74,2% (N=49) dos idosos; 48,5% (N=32) são idosos frágeis. Na comparação do MEEM e do CES-D entre idosos frágeis e não frágeis, observou-se diferença significativa apenas no domínio psicológico (p=0,017). Conclui-se que tais resultados apontam para a maior necessidade em detectar a depressão e a síndrome da fragilidade em idosos de comunidade urbana.
Descrição: VILAR, C. C. A depressão entre idosos de comunidade urbana e sua relação com a fragilidade. 2014. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8327
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camilla Cavalcante Vilar.pdfPDF - Camilla Cavalcante Vilar303.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.