Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8330
Título: Inferência da gordura corporal na sintomatologia climatérica em mulheres menopausadas praticantes e não praticantes de exercício físico
Autor(es): Gomes, Danielle Cristina
Palavras-chave: Climatério
Saúde da mulher
Gordura corporal
Atividade física
Data do documento: 1-Jul-2014
Resumo: Introdução: O climatério é uma etapa importante na saúde da mulher, durante o envelhecimento. A gradual diminuição hormonal existente nesta fase contribui para modificações biológicas na composição corporal, entre estas, o aumento de peso e modificações na distribuição da gordura corporal, com maior concentração na região abdominal, apresentando alterações em vários sistemas predispondo a ocorrência de sinais e sintomas desagradáveis. Objetivo: observar a influência da gordura corporal na intensidade da sintomatologia climatérica em mulheres menopausadas praticantes e não praticantes de exercício físico. Materiais e métodos: A amostra foi composta por 67 mulheres menopausadas, sendo 34 praticantes de exercício físico e 33 não praticantes, com idade igual ou superior a 50 anos. Foram coletados dados referentes à idade, variáveis indicativas de acúmulo de gordura (IMC e CA) e sintomatologia climatérica através do Índice de Kupperman (IK). A correlação da idade, IMC, CA e IK foram verificadas por meio do teste de correlação de Spearman. Os dados foram obtidos através do programa SPSS 19.0. Resultados: A amostra apresentou em geral sinais e sintomas leves, com uma tendência do grupo não praticante apresentar uma intensidade de sintomas maior. A correlação de Spearman da Idade com o IK mostrou-se negativa e moderada nos dois grupos. Não foi encontrada relação significativa entre o IMC e CA com a sintomatologia menopáusica. Conclusão. Apenas a idade apresentou correlação com os sintomas climatéricos no grupo estudado, não sendo observada correlação das variáveis de gordura (IMC e CA) com essa sintomatologia.
Descrição: GOMES, D. C. Inferência da gordura corporal na sintomatologia climatérica em mulheres menopausadas praticantes e não praticantes de exercício físico. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8330
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielle Cristina Gomes.pdfPDF - Danielle Cristina Gomes285.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.