Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8331
Título: Influência do perfil antropométrico, da força muscular respiratória e expansibilidade torácica no consumo máximo de oxigênio em mulheres menopausadas
Autor(es): Silva, Evaneide Dantas da
Palavras-chave: Menopausa
Saúde da mulher
Atividade física
Data do documento: 1-Jul-2014
Resumo: Introdução: Com a vivência do climatério é observando na mulher o aumento no tecido adiposo e potencialização da sarcopenia levando a uma ineficácia dos músculos respiratórios e prejuízos na aptidão cardiorrespiratória. Objetivo: Verificar a influência do perfil antropométrico, da força muscular respiratória (FMR) e expansibilidade torácica (ET) no consumo máximo de oxigênio (VO ) em mulheres menopausadas praticantes e não praticantes de atividade física. Metodologia: Caracteriza-se como estudo transversal, descritivo e analítico, do qual participaram 61 mulheres climatéricas sendo 34 praticantes de atividade física e 27 não praticantes. Foram coletados dados referentes à idade, variáveis antropométricas, FMR através da Manovacuometria, ET pela cirtometria e VO 2máx através do teste de uma milha. Resultados: A amostra foi classificada com média etária 66,15 (±6,45 anos) apresentando sobrepeso/obesidade, com VO fraco para a idade. Todas as variáveis apresentaram correlação significativa com o VO máx., exceto a FRM, entre as praticantes de atividade física. Para as não praticantes, apenas o Coeficiente de expansibilidade axilar (CEAx) apresentou correlação significativa com o VO . A idade, o índice de massa corporal e o CEAx, conjuntamente, explicaram 68,5% (R 2máx 2 = 0,685) da variação do VO máx. no grupo praticante. Entre as não praticantes, apenas o CEAx, apresentou relação significativa com o VO 2 máx. (p<0,05), explicando 28,4% (R 2 2 = 0,284) da variação deste. Conclusão: Foi observado que as variáveis de gordura influenciam negativamente no VO e o CEAx positivamente em mulheres praticantes de atividade física. Naquelas não praticantes apenas o CEAx mostrou-se proporcionalmente influente no VO 2máx 2máx.
Descrição: SILVA, E. D. da. Influência do perfil antropométrico, da força muscular respiratória e expansibilidade torácica no consumo máximo de oxigênio em mulheres menopausadas. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8331
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Evaneide Dantas da Silva.pdfPDF - Evaneide Dantas da Silva297.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.