Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8334
Título: Identificação do comprometimento cognitivo leve em idosos usuários da Clínica Escola de Fisioterapia da UEPB
Autor(es): Araújo, Claianne Moitinho
Palavras-chave: Idoso
Comprometimento cognitivo leve
Desempenho cognitivo
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: O termo Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) é aplicado para indivíduos, geralmente idosos, que apresentam um declínio no desempenho cognitivo, mas que não chegam a preencher os critérios de diagnóstico para demência. Pode causar sintomas neuropsiquiátricos, como disforia, depressão, ansiedade e agitação psicomotora, além de interferir diretamente na vida social do indivíduo portador da doença. Tem como critérios de diagnóstico a queixa da perda de memória, com ênfase na confirmação de um informante, déficit de memória indicado por testes, funções cognitivas gerais normais, atividades funcionais intactas e ausência de demência. Uma das formas de avaliar as funções cognitivas é o Mini Exame do Estado Mental (MEEM), que consiste em uma breve entrevista simples e de fácil aplicação. Este estudo tem como objetivo identificar a ocorrência do CCL em idosos usuários da Clínica Escola de Fisioterapia (CEF) de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Tratou-se de um estudo tipo transversal, descritivo e analítico, com abordagem quantitativa, realizado com 50 pacientes da CEF por meio da aplicação de um questionário para caracterização da amostra e do MEEM. Os dados coletados foram organizados no software Excel 2010 e a análise dos dados se deu por meio da estatística descritiva com o uso do Software SPSS versão 18.0. Entre os 50 idosos avaliados 8% apresentaram escores compatíveis com o CCL. Entre estes a idade e o grau de escolaridade mostraram-se ser pontos importantes para o desenvolvimento da patologia.
Descrição: ARAÚJO, C. M. Identificação do comprometimento cognitivo leve em idosos usuários da Clínica Escola de Fisioterapia da UEPB. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8334
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Claianne Moitinho Araújo.pdfPDF - Claianne Moitinho Araújo612.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.