Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8336
Título: Fisioterapia na atenção primária: presentações dos profissionais quanto à educação popular como instrumento de orientação para as suas ações
Autor(es): Souza, Jociano Coêlho de
Palavras-chave: Educação popular
Fisioterapia
Núcleo de apoio à Saúde da Família
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: Apresentam-se aqui os resultados de uma pesquisa realizada com fisioterapeutas que estão inseridos no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) da cidade de Campina Grande-PB cujo objetivo era analisar as percepções desses profissionais em relação à educação popular em saúde concebida como instrumento de orientação para as suas ações. A pesquisa é de abordagem qualitativa e, na coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada. A amostra foi constituída por dez fisioterapeutas e a análise do material obtido foi feita por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo que é uma metodologia de organização e tabulação de dados qualitativos de natureza verbal, obtidos de depoimentos. Como bases teóricas foram selecionados os princípios da prática educativo-dialógica aplicada à pedagogia da saúde com suporte nos autores que estudam a filosofia freireana. Os resultados apontaram para um desconhecimento dos profissionais a respeito da educação popular e do papel da mesma nas suas práticas fisioterapêuticas. Observou-se também que os fisioterapeutas dos NASF do município de Campina Grande-PB desenvolvem as suas ações com ênfase em medidas preventivas e promotoras de saúde. Entretanto, apresenta alguns entraves em relação as suas visões de promoção em saúde pelo contexto educativo, assim como uma visão fragmentada sobre a educação popular em saúde especialmente no que concerne à prática da integralidade do indivíduo, reforçando assim, a necessidade de uma reorientação no que se refere à atuação desses profissionais. Na tentativa de colaborar com a situação atual sugere-se a elaboração de projetos e atividades que possam conformar um plano de ações da Política de Educação Popular em Saúde para o município de Campina Grande-PB com o objetivo de cooperar com a construção de um SUS mais participativo e justo.
Descrição: SOUZA, J. C. de. Fisioterapia na atenção primária: representações dos profissionais quanto à educação popular como instrumento de orientação para as suas ações. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8336
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jociano Coêlho de Souza.pdfPDF - Jociano Coêlho de Souza672.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.