Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8346
Título: Ações de saúde em mulheres cegas do agreste da Borborema: detecção precoce do câncer de mama em foco
Autor(es): Silva, Arthur Felipe Rodrigues
Palavras-chave: Neoplasias da mama
Enfermagem
Pessoas com deficiência visual
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: Objetivou-se avaliar o impacto de ações de saúde em detecção precoce do câncer de mama desenvolvidas em um grupo de mulheres cegas. Estudo do tipo pesquisa-ação, de natureza qualitativa, realizado com o auxílio de uma ação educativa na perspectiva de modificação de determinado comportamento dos sujeitos participantes. Foi desenvolvido nos municípios de Puxinanã, Montadas, Queimadas e Massaranduba, pertencentes à Microrregião do Agreste da Borborema (MAB), localizada no estado da Paraíba, Brasil nos anos de 2012-2013. Para a busca dos sujeitos envolvidos foi solicitado autorização da Secretaria de Saúde de cada cidade, onde se identificavam as mulheres com deficiência visual, juntamente com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Participaram do estudo 3 mulheres com deficiência visual (DV) que, a partir de suas necessidades e/ou dúvidas sobre o câncer de mama, foram elaboradas as ações educativas em saúde. Os critérios de elegibilidade da população foram: ser maior de 18 anos; com DV; cadastradas na Unidade Básica de Saúde da Família e aceitarem participar da pesquisa. A técnica utilizada foi a de grupo focal. Seis meses após a conclusão das ações educativas nos grupos, os pesquisadores realizaram entrevista individual com as participantes para avaliar o resultado pósintervenção educativa. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. No que tange a finalidade desta pesquisa, sugere-se que as políticas públicas sejam reformuladas ou mesmo que criem novas estratégias voltadas para educações em saúde, pois, só com mudança de hábitos dos sujeitos que se faz uma real melhoria na qualidade de vida.
Descrição: SILVA, A. F. R. Ações de saúde em mulheres cegas do agreste da Borborema: detecção precoce do câncer de mama em foco. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8346
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arthur Felipe Rodrigues Silva.pdfPDF - Arthur Felipe Rodrigues Silva583.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.