Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8348
Título: O envelhecimento na percepção dos idosos: revisão bibliográfica
Autor(es): Gomes, Raiane Medeiros
Palavras-chave: Envelhecimento
Terceira idade
Velhice
Data do documento: 23-Jul-2014
Resumo: Atualmente, envelhecer não é mais um privilégio de poucos. O crescimento da população idosa é um fenômeno mundial e, no Brasil, as modificações ocorrem de forma radical e bastante acelerada. Esse fenômeno é consequência da queda de fecundidade e do avanço das tecnologias de preservação da vida. Assim, o nosso país ocupará o sexto lugar quanto ao contingente de idosos, alcançando, em 2025, cerca de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade. O envelhecimento é um processo natural, dinâmico e progressivo, sendo assim, este não pode ser considerado como sinônimo de doença. O presente estudo objetivou-se, realizar uma investigação sobre as opiniões de idosos acerca do envelhecimento corporal, tendo como ferramenta de pesquisa o pensamento de autores publicados nas bases de dados on-line. A metodologia utilizada foi uma revisão da literatura na base de dados SCIELO. Para tanto, utilizou-se os seguintes descritores: “idoso” e “envelhecimento”. Foram selecionados 169 artigos destes, 7(sete) foram escolhidos mediante compatibilidade com os objetivos propostos e que corresponderam a publicações de 2010 a 2013. Os resultados demonstraram que os idosos apresentavam pensamentos negativos como: ausência de saúde, tristeza, solidão, cansaço, limitações, dependência, impotência entre outros quanto aos pensamentos positivos em relação a velhice, demonstraram as experiências, a sabedoria, liberdade, alegria, e maturidade. Observou-se a necessidade da realização de mais trabalhos acerca dessa temática. Esses tipos de estudos possibilitam uma reflexão e uma valorização maior do idoso por ele mesmo, pela sociedade e pelos profissionais da saúde.
Descrição: GOMES, R. M. O envelhecimento na percepção dos idosos: revisão bibliográfica. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8348
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raiane Medeiros Gomes.pdfPDF - Raiane Medeiros Gomes488.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.