Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8365
Título: Formação profissional em serviço social: uma análise junto aos discentes do curso de serviço social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Autor(es): Bezerra, Lourayne Natiely Vanderlei
Palavras-chave: Formação profissional
Serviço social
Perfil discente
UEPB
Data do documento: 25-Mar-2014
Resumo: O presente estudo é um desdobramento da pesquisa intitulada “O perfil dos/as discentes do curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)” desenvolvida como pesquisa de iniciação científica PIBIC/UEPB realizada através do Núcleo de Pesquisas e Práticas Sociais (NUPEPS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tal pesquisa teve como objetivo principal analisar o perfil socioeconômico, político e cultural dos/as discentes do curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba(UEPB) e, como objetivos específicos: identificar os aspectos referentes a gênero, etnia-raça e classe dos/as discentes pesquisados/as ; analisar a relação da participação cívico-política, religiosa e voluntário-assistencial com a opção pelo curso; identificar como os/as discentes vêm subsidiando a sua formação profissional e desvelar a compreensão dos/as discentes acerca da formação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa presentes no projeto político pedagógico do curso de serviço social. O enfoque adotado no presente estudo privilegiou analisar os principais desafios enfrentados por tais discentes no âmbito da formação profissional. A pesquisa constituiu-se do tipo analítico-descritiva com abordagem quantiqualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e documental, como também o questionário contendo questões fechadas e abertas envolvendo 238 discentes dos cursos diurnos e noturnos de serviço social. Todo o processo investigativo compreendeu o período de agosto de 2012 a agosto de 2013. A análise dos dados coletados se deu a partir do tratamento estatístico e da técnica de análise de conteúdo. A partir do estudo podemos identificar que, apesar da formação profissional passar historicamente por um trato teórico- metodológico e ético político, requalificando as respostas profissionais no enfrentamento da questão social, que ainda são muitos os desafios enfrentados no âmbito da formação, principalmente no que se refere às condições objetivas do processo de ensino e aprendizagem.
Descrição: BEZERRA, L. N. V. Formação profissional em serviço social: uma análise junto aos discentes do curso de serviço social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 2014. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8365
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lourayne Natiely Vanderlei Bezerra.pdf3.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.