Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8367
Título: A evasão escolar na ótica das famílias da Escola Municipal Ana Azevedo no município de Campina Grande-PB
Autor(es): Menezes, Ana Karla Alves de
Palavras-chave: Política de educação
Evasão escolar
Família
Serviço social
Educação no Brasil
Data do documento: 11-Nov-2014
Resumo: A questão da evasão escolar tem sido constantemente debatida não, apenas, por órgãos governamentais, mas também pelo meio acadêmico. Este trabalho tem como proposta analisar as causas da evasão escolar na percepção das famílias dos alunos matriculados na Escola Municipal Ana Azevedo. Para tanto, adotou-se como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na investigação bibliográfica consultaram-se materiais como livros, artigos científicos, legislações pertinentes e publicações documentais. Na pesquisa documental, consultaram-se materiais restritos e diversificados como estatuto e legislação da escola e listagem contendo informações cadastrais e pessoais dos alunos evadidos no período de 2012 a 2014. Já a pesquisa de campo compreendeu uma investigação descritiva de caráter exploratório e analítico com abordagem quali-quantitativa, apresentando como sujeitos uma amostra composta de 10 famílias dos alunos evadidos no período de 2012 a 2014. Os dados foram coletados através de um roteiro de entrevista semi-estruturada sobre a temática em estudo. A leitura dos dados baseou-se na técnica de análise de conteúdo, onde a interpretação dos depoimentos dos sujeitos foi dada com uma maior criticidade, procurando significar cada detalhe da entrevista. A pesquisa possibilitou apreender que a maioria dos entrevistados foi do sexo feminino, sendo uma grande parcela beneficiada com o Programa Bolsa Família, o que provocou um grande receio na participação da pesquisa, visto que temem ser desvinculados do benefício, bem como denunciados ao Conselho Tutelar e, consequentemente, percam a guarda de seus filhos (as). Conclui-se, também, que, o que mais dificulta a frequência dos alunos na escola são as condições sociais que a maioria deles estão inseridos. Com baixa renda, muitos alunos têm que trabalhar para ajudar no sustento de casa, o que possibilita, muita das vezes, o desvinculamento desses alunos à escola. Para tanto, é essencial que se tenha uma articulação entre as políticas públicas e legislações que envolvem a educação, bem como uma reestruturação física, material e humana no âmbito escolar.
Descrição: MENEZES, A. K. A. de. A evasão escolar na ótica das famílias da Escola Municipal Ana Azevedo no município de Campina Grande-PB. 2014. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8367
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Karla Alves de Menezes.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.