Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8400
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Mahcsuel Carlos Procópio da | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-28T14:50:20Z | - |
dc.date.available | 2016-01-28T14:50:20Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 371. 33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8400 | - |
dc.description | SILVA, M. C. P. da. A inclusão digital no Programa Mais Educação da cidade de Cubati: Um relato de “Vivências”. 2015. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inclusão digital democratiza o acesso às tecnologias que melhoram as condições de vida da sociedade como um todo, propiciando ao indivíduo inclusão e participação de configuração ativa na atual sociedade. Nesta perspectiva, o papel do professor será fundamental no percurso entre o conhecimento construído e as ferramentas educacionais inovadoras disponíveis. De acordo com Moran (2009), na educação, há a necessidade de profissionais competentes e criativos cada vez mais ativos e construtores do conhecimento compartilhado. O presente trabalho objetiva relatar uma experiência fruto de uma vivência de saberes no Macrocampo de Cultura Digital do Programa Mais Educação da cidade de Cubati/PB. A vivência se constituiu, especificamente, em oficinas de informática básica no ensino integral. Para a realização das aulas, que aconteceram em prédios municipais da cidade de Cubati/PB, foram utilizados materiais pedagógicos e jogos digitais. Baseado em estudos desenvolvidos por Levy (1993), Kenski (2007), Moran (2009), Moreira, (1999), dentre outros, o método utilizado neste trabalho evidencia a pesquisa descritiva induzindo ao relato de experiência, foco principal da análise. Concluiu-se que o computador e, de um modo geral, as tecnologias educacionais, são ferramentas positivas no processo de ensino-aprendizagem. Nesse macrocampo, especificamente, o computador foi inserido como ferramenta de apoio e contribuiu, de forma expressiva, para a aprendizagem significativa dos alunos do ensino integral. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias educacionais | pt_BR |
dc.subject | Informática básica | pt_BR |
dc.subject | Programa Mais Educação | pt_BR |
dc.title | A inclusão digital no Programa Mais Educação da cidade de Cubati: Um relato de “Vivências” | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 08 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Mahcsuel Carlos Procópio da Silva.pdf | PDF - Mahcsuel Carlos Procópio da Silva | 2.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.