Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8400
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Mahcsuel Carlos Procópio da-
dc.date.accessioned2016-01-28T14:50:20Z-
dc.date.available2016-01-28T14:50:20Z-
dc.date.issued2015-12-09-
dc.identifier.otherCDD 371. 33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8400-
dc.descriptionSILVA, M. C. P. da. A inclusão digital no Programa Mais Educação da cidade de Cubati: Um relato de “Vivências”. 2015. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA inclusão digital democratiza o acesso às tecnologias que melhoram as condições de vida da sociedade como um todo, propiciando ao indivíduo inclusão e participação de configuração ativa na atual sociedade. Nesta perspectiva, o papel do professor será fundamental no percurso entre o conhecimento construído e as ferramentas educacionais inovadoras disponíveis. De acordo com Moran (2009), na educação, há a necessidade de profissionais competentes e criativos cada vez mais ativos e construtores do conhecimento compartilhado. O presente trabalho objetiva relatar uma experiência fruto de uma vivência de saberes no Macrocampo de Cultura Digital do Programa Mais Educação da cidade de Cubati/PB. A vivência se constituiu, especificamente, em oficinas de informática básica no ensino integral. Para a realização das aulas, que aconteceram em prédios municipais da cidade de Cubati/PB, foram utilizados materiais pedagógicos e jogos digitais. Baseado em estudos desenvolvidos por Levy (1993), Kenski (2007), Moran (2009), Moreira, (1999), dentre outros, o método utilizado neste trabalho evidencia a pesquisa descritiva induzindo ao relato de experiência, foco principal da análise. Concluiu-se que o computador e, de um modo geral, as tecnologias educacionais, são ferramentas positivas no processo de ensino-aprendizagem. Nesse macrocampo, especificamente, o computador foi inserido como ferramenta de apoio e contribuiu, de forma expressiva, para a aprendizagem significativa dos alunos do ensino integral.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Valdecy Margarida da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.subjectInformática básicapt_BR
dc.subjectPrograma Mais Educaçãopt_BR
dc.titleA inclusão digital no Programa Mais Educação da cidade de Cubati: Um relato de “Vivências”pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mahcsuel Carlos Procópio da Silva.pdfPDF - Mahcsuel Carlos Procópio da Silva2.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.