Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8401
Título: Atividade física no controle do peso em idosas pertencente ao Programa Universidade Aberta no tempo livre da UEPB
Autor(es): Caetano, Juliana Silva
Palavras-chave: Atividade física
Idosas
Obesidade
Controle de peso
Data do documento: 4-Dez-2015
Resumo: O estudo teve como objetivo analisar a influência da atividade física no controle do peso em idosas pertencentes ao programa Universidade Abertas no Tempo Livre da Universidade Estadual da Paraíba no município de Campina Grande – PB. A amostra foi composta por 32 idosas que estiveram de acordo com a participação na pesquisa. As integrantes da pesquisa foram divididas em dois grupos e submetidas a programas de musculação (grupo I) e ginástica (grupo II). A intervenção teve a duração de 12 semanas, realizadas nas segundas, quartas e sextas-feiras, com duração de uma hora. O estudo analisou os resultados através do perfil antropométrico com teste de IMC (Índice de Massa Corpórea), RCQ (Relação Cintura-Quadril) e as dobras cutâneas. Os resultados apontaram um aumento nos níveis de excesso de peso do IMC na pós intervenção passando de 54,5% para 63,7%. ARCQ apresentou melhoras em seus índices de risco em ambos os grupos, diminuindo a percentual de idosas em risco. As dobras cutâneasapresentaram diminuições nos seus índices de obeso no grupo II e no grupo I os valores estacionaram. Portanto, podemos concluir: Apesar do nosso tempo de intervenção ter sido curto, o nosso estudo demonstrou que houve melhoras nos índices de risco da RCQ em ambos os grupos; Observou-se que os valores das dobras cutâneas tiveram resultados positivos não grupo II; Após o período de intervenção, houve um aumento nos índices de IMC no grupo I e no grupo II os valores estacionaram. Por não ser considerada uma medida muito precisa, não podemos afirmar com total certeza se esses resultados surgiram pelo ganho de gordura ou de massa magra.
Descrição: CAETANO, J. S. Atividade física no controle do peso emidosas pertencente ao Programa Universidade Aberta no tempo livre da UEPB. 2015. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8401
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Silva Caetano.pdfPDF - Juliana Silva Caetano261.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.