Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8406
Título: Narcisismo na academia: Realidade ou ilusão.
Autor(es): Silva, Emanuela Fernanda Rodrigues da
Palavras-chave: Culto ao corpo
Estética
Narcisismo
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: O culto ao corpo foi o que chamou atenção ao ponto inicial para o debate neste trabalho, que teve o objetivo de investigar, analisar e discutir a questão do narcisismo nos frequentadores de uma academia de Campina Grande-PB, bem como, entender o porquê desta busca incansável pelo padrão de beleza atual.Existe um quadro obsessivo, cada vez mais encontrado nas academias, isso tem gerado certo grau de preocupação por parte dos psicólogos, pois o comportamento narcisista pode levar a casos de transtornos físicos, psíquicos e alimentares. Nas academias, o espelho e a balança representam a voz da verdade, que irá indicar os números do sucesso ou do fracasso na batalha pelo “aperfeiçoamento” corporal. Assim, a academia é o local aonde o corpo sempre teve um significado sociocultural, passando por transformações e aprovações sociais até chegar ao padrão atual. Este padrão cheio de medidas, formas, volumes, segue o que é imposto pela sociedade através dos diversos meios de comunicação. O estudo trata-se de uma pesquisa de campo do tipo quantitativa de corte transversal. Como instrumento foi utilizado o questionário encontrado no endereço eletrônico: http://psychcentral.com/quizzes/narcissistic.htm. O mesmo foi publicado no Journal of Personality and Social Psychology, 54(5). Os resultados onde o valor total de pontos alcançados individualmente nas respostas foi de: Autoridade (100%), Autossuficiência (60%), Superioridade (40%), Exibicionismo (46%), Exploração (27%), Vaidade (48%), Titularidade (51%), apontam que para amostra pesquisada não foi observado comportamento considerado narcisista. Com base na investigação realizada, pode-se concluir que os resultados encontrados a partir do questionário aplicado, não houve pontuação considerável para indicar comportamento narcisista entre os participantes da pesquisa. De modo que, o participante pode apresentar um dos comportamentos de transtorno de personalidade narcisista e mesmo assim não ser diagnosticado como narcisista.
Descrição: SILVA, E. F. R. da. Narcisismo na academia: Realidade ou ilusão. 2015. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8406
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuela Fernanda Rodrigues da Silva.pdfPDF - Emanuela Fernanda Rodrigues da Silva1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.