Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/845
Título: Índice de depressão em sujeitos pós-AVC submetidos à fisioterapia no município de Campina Grande – PB
Autor(es): Soares, Nayron Medeiros
Palavras-chave: Acidente Vascular Cerebral
Depressão
Neuroreabilitação
Data do documento: 15-Mai-2013
Resumo: INTRODUÇÃO: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma doença frequente que reflete grandes números de incapacidades neurológicas e morbi-mortalidade em todo o mundo. Suas manifestações clínicas envolvem alterações motoras e sensitivas, os pacientes podem apresentar limitações significativas no desempenho funcional, déficits nas funções cognitiva, perceptiva, visual, emocional e contingência. Porém, essas limitações nem sempre se devem ao déficit neurológico, algumas complicações neuropsiquiátricas podem estar envolvidas. Quando a Depressão pós-AVC é identificada e tratada, as repercussões são observadas na melhora da funcionalidade e aspectos cognitivos. OBJETIVO: avaliar o índice de depressão em sujeitos pós-Acidente Vascular Cerebral submetido à fisioterapia no município de Campina Grande – PB. MÉTODO: pesquisa de caráter transversal, exploratória, descritiva e analítica, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 42 indivíduos pós-AVC e foi colhida em instituições públicas que disponibilizaram atendimento Fisioterapêutico na cidade de Campina Grande – PB. Foram utilizados os seguintes instrumentos para avaliação dos sujeitos: Questionário sociodemográfico, Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) e Escala de Depressão de Hamilton (HAM-D). Os dados foram expressos em media, desvio padrão, frequência e distribuição de frequência através do programa Statistical Package for the Social Sciences 20.0 versão em português. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Estadual da Paraíba sob o n° 0731.0.133.000-11. Foi assinado um Termo Institucional e as instituições concordaram com a realização da pesquisa. RESULTADOS: Considerando a análise das informações sociodemográficas dos indivíduos com AVC selecionados para pesquisa, observou-se a predominância do gênero feminino (57,1%) e a média de idade de 56,98 ± 12,09 anos, variando entre 23 e 75 anos. Em geral, quando avaliado a presença e o grau de Depressão nesses indivíduos através da escala de HAM-D, foi possível observar um grande contingente nas relações entre Depressão moderada e grave, totalizando 50% da amostra. Se considerados os indivíduos que apresentaram algum grau de Depressão, a situação se torna mais preocupante, 90,5% (38) dos sujeitos se enquadraram nessa situação. CONCLUSÃO: concluímos que a Depressão deve ser melhor investigada nesses sujeitos repercutindo numa melhora no tratamento da reabilitação neurológica.
Descrição: SOARES, N. M. Índice de depressão em sujeitos pós-AVC submetidos à fisioterapia no município de Campina Grande – PB. 2012. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/845
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nayron Medeiros Soares.pdfNayron Medeiros Soares1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.