Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8485
Título: Suscetibilidade de Aedes aegypti (DIPTERA: CULICIDAE) ao diflubenzuron e novaluron e seus efeitos residuais, em Campina Grande (PB)
Autor(es): Porto, Valbia de Souza
Palavras-chave: Aedes aegypti
Reguladores de crescimento de insetos
Controle químico
Larvicida
Data do documento: 9-Dez-2015
Resumo: O diflubenzuron e novaluron são Reguladores de Crescimento de Insetos que atuam interrompendo o desenvolvimento e o crescimento dos insetos. Consistem em importante ferramenta no controle químico do Aedes aegypti. O presente trabalho objetiva estabelecer o status de suscetibilidade ao diflubenzuron e ao novaluron, além de determinar o efeito residual sobre populações de A. aegypti. A pesquisa foi conduzida com amostras populacionais de A. aegypti coletadas no município de Campina Grande (PB), nos bairros do Alto Branco, Bodocongó, Nova Brasília e Cruzeiro. Os bioensaios de suscetibilidade e de efeito residual foram realizados com as dosagens recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, de 0,25 mg i.a./litro para o diflubenzuron e de 0,02 mg i.a./litro para o novaluron. Todas as populações, quando submetidas aos produtos, apresentaram altos níveis de inibição de emergência de adultos (IE), (98,9 à 100%), observando-se o mesmo padrão de mortalidade tanto para a população de campo quanto para a linhagem Rockfeller de laboratório. Constata-se, portanto, que as populações de A. aegypti estudadas são suscetíveis aos dois larvicidas. Foram observadas algumas alterações nas larvas submetidas ao diflubenzuron, como, o aumento no número de cerdas, larvas com os últimos segmentos abdominais transparentes, pupas distendidas e a morte de algumas na fase de pré-pupa. Quanto à atividade residual do diflubenzuron foi de 12 semanas para as amostras de A. aegypti do bairro do Bodocongó e da linhagem Rockfeller, enquanto que o novaluron teve um IE de 100% durante quatro semanas consecultivas. Os resultados demonstram que ainda não houve o desenvolvimento de resistência aos produtos nas populações avaliadas e que tais produtos possuem um alto poder residual, o que representa um elevado potencial para o controle de populações de A. aegypti.
Descrição: PORTO, V. de S. Suscetibilidade de Aedes aegypti (DIPTERA: CULICIDAE) ao diflubenzuron e novaluron e seus efeitos residuais, em Campina Grande (PB). 2015. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8485
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valbia de Souza Porto.pdfPDF - Valbia de Souza Porto1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.