Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8486
Título: Educação para saúde: Proposta de ensino incentivando hábitos saudáveis
Autor(es): Silva, Ana Carolina de Oliveira
Palavras-chave: Ensino de Biologia
Aprendizagem
Higiene pessoal
Prevenção de doenças
Data do documento: 19-Jun-2015
Resumo: No processo educacional é essencial o uso de metodologias inovadoras de ensino, que contribuam para a aprendizagem dos estudantes e promovam seu desenvolvimento integral, evitando que a educação se dê de maneira impositiva. O presente relato tratade parte dos resultados de uma atividade interdisciplinar, envolvendo as disciplinas História, Geografia e Biologia, cujo título geral foi Saneamento básico: estudo de impactos na Zona leste de Campina Grande, José Pinheiro, realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, situada no Município de Campina Grande – PB. Na disciplina de Biologia foi desenvolvido o subtema Saneamento Básico: Saúde, educação e prevenção por licenciandas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto de Biologia/UEPB/CAPES. Apresentaremos, portanto, os resultados construídos a partir da experiência didática vivenciada no contexto do subtema em referência. O PIBID, nesse sentido, incentiva a realização de atividades práticas, que favoreçam a (re)construção da aprendizagem significativa dos conceitos biológicos abordados em sala de aula. Salienta-se que o subtema escolhido para a disciplina Biologia contou com a participação dos estudantes da 1ª Série B do ensino médio, sob a mediação das licenciandas bolsistas e da educadora supervisora do PIBID/UEPB na escola supracitada. O estudo objetivou avaliar a contribuição do uso de uma estratégia diferenciada de ensino para promoção da saúde, como também procurou promover hábitos permanentes de higienização nos estudantes envolvidos. As atividades aplicadas foram escolhidas pelos estudantes do ensino médio e consistiram no teatro de fantoches, na dramatização, na paródia educativa e na montagem de maquete. O desenvolvimento da atividade aconteceu no ambiente escolar e na comunidade do José Pinheiro, onde aconteceu a coleta de dados e, posteriormente a culminância das atividades em uma escola municipal da educação básica em turmas das séries iniciais do ensino fundamental. Evidenciou-se uma aceitação dos estudantes, os quais apresentaram frequência e participação ativa e satisfatória, apontando um desenvolvimento contínuo, eficaz e significativo.
Descrição: SILVA, A. C. de O. Educação para saúde: Proposta de ensino incentivando hábitos saudáveis. 2015. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8486
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Carolina de Oliveira Silva.pdfPDF - Ana Carolina de Oliveira Silva1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.