Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8487
Título: Sentido de vida e finitude em pacientes com doenças terminais
Autor(es): Aquino, Lucimar Gomes Fortunato de
Palavras-chave: Logoterapia
Sentido da vida
Doenças terminais
Data do documento: 13-Dez-2015
Resumo: Este estudo tem por objetivodiscutirsobre o sentido da vida, como possibilidade de superação para o paciente em estado terminal enfrentar a situação. Considera-se que devido a uma doença grave e incurável, situação bastante difícil de lidar, tanto para o enfermo quanto para seus familiares, é o paciente quem constrói a própria realidade por meio das oportunidades de criar, experiênciar e sofrer como sentido pleno e da aquisição da consciência da finitude para sua aceitação. A pesquisa é de natureza bibliográfica, tendo como fontes artigos científicos e livros que tratam esta temática na seara da Logoterapia. Serão discutidos conceitos importantes para o objeto em questão, tais como: os valores que enunciam a realização do sentido da vida e a vontade de sentido, fundamentados na logoterapia, bem como as atitudes do doente terminal diante da morte e do morrer. Considera-se que a aplicação da logoterapia em pacientes terminais é de fundamental importância, pela capacidade de auxiliar na mudança de postura do paciente, sobretudo no que concerne a manutenção da sua dignidade frente aos sintomas enfrentados e ao próprio sentido da vida diante da iminência da morte.
Descrição: AQUINO, L. G. F. de. Sentido de vida e finitude em pacientes com doenças terminais. 2015. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8487
ISSN: CDD 616. 891 4
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucimar Gomes Fortunato de Aquino.pdfPDF - Lucimar Gomes Fortunato de Aquino345.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.