Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8489
Título: Patinho Feio fora do desejo do outro: Entre o conto e a realidade, um estudo psicanalítico
Autor(es): Nogueira, Josiane de Aquino
Palavras-chave: Psicanálise
Amor
Rejeição paternal
Desenvolvimento psicológico
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: A relevância do amor no desenvolvimento da criança tem sido demonstrada por inúmeros autores que atestam a importância deste afeto ao causar no sujeito um desenvolvimento salutar com suas faltas. Reconhecer a importância do amor e incentivar a formação de relações mais saudáveis entre pais e filhos, desde os primeiros anos de vida da criança é o que este trabalho vem propor. Nesta perspectiva, buscou-se abordar, a partir do diálogo entre a Literatura e a Psicanálise, a relação entre a rejeição parental e as implicações no desenvolvimento psíquico do filho. Para que o estudo se realizasse, portanto, ele foi dividido em quatro capítulos. No primeiro deles foram apresentados os limites e as relações possíveis entre a Literatura e a Psicanálise, bem como a fundamentação do conto enquanto representação da estrutura humana. No segundo capítulo, após uma breve explanação sobre a origem do termo amor, foi abordada a relação entre o amor e o estado de desamparo humano, atentando para a importância deste afeto na constituição subjetiva do sujeito. Para esta discussão, levou-se em consideração os mecanismos utilizados pelo sujeito na escolha de seu objeto de amor, para que fosse possível a compreensão do fato de ser rejeitado por esse objeto resultar em tamanho sofrimento. No terceiro capítulo foi feita uma análise do livro Dibs: Em busca de si mesmo, um detalhado caso sobre rejeição, trabalhado pela psicóloga Virgínia Axline. No último capítulo, por fim, por meio do diálogo entre literatura e psicanálise, foi feita a análise do conto O patinho feio. Na parte última deste capítulo - sob a pretensão de reafirmar a relação entre a rejeição e o desenvolvimento psicológico da criança - foi abordado ainda algumas pesquisas realizadas ao redor do mundo, com suporte na teoria da aceitaçãorejeição criada por Rohner. Pesquisas que se propõem a explicar e prever as principais causas e implicações da rejeição e aceitação parental na vida da criança.
Descrição: NOGUEIRA, J. de A. Patinho Feio fora do desejo do outro: Entre o conto e a realidade, um estudo psicanalítico. 2015. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8489
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josiane de Aquino Nogueira.pdfPDF - Josiane de Aquino Nogueira721.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.