Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/848
Título: Estimulação magnética transcraniana repetitiva na depressão do paciente com Doença de Parkinson
Autor(es): Dantas, Vislaine Karine Fernandes
Palavras-chave: Doença de Parkinson
Depressão
Estimulação Magnética Trancraniana
Data do documento: 15-Mai-2013
Resumo: A Doença de Parkinson (DP) está entre os males crônicos potencialmente incapacitantes, sendo caracterizada principalmente por manifestações motoras e psiquiátricas. Essas manifestações da DP, em especial a Depressão, trazem repercussões funcionais e psicossociais que afetam a qualidade de vida do indivíduo. Dentro desse contexto, uma alternativa proposta sem os efeitos colaterais dos antidepressivos é a Estimulação Magnética Transcraniana que tem demonstrado resultados com eficácia nos transtornos neuropsiquiátricos, dentre esses a depressão. O presente estudo teve como objetivo verificar a eficácia da Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva – EMT-r, no tratamento da Depressão do paciente com DP, e seu efeito na qualidade de vida. O estudo contou com uma amostra de 16 pacientes, os quais foram avaliados antes (T0) e após a intervenção (T1). Após a análise dos dados que caracterizam a amostra, os resultados mostram quanto ao perfil sóciodemográfico que dos 16 indivíduos, 56,3% são do gênero masculino e 43,8% do feminino; a idade variou de 58 e 84 anos, com média de 71 ± 8 anos. Após a aplicação da EMT-r houve uma diferença estatisticamente significante no índice de depressão com p<0,001. Em T0 a média obtida pela Escala de Depressão de Hamilton (HAM-D) foi de 22,4 ± 5,5 e reduziu em T1 para 12,31 ± 4,6, mostrando uma redução de 46% no escore da depressão. Quanto à aplicação do Parkinson’s Disease Questionnaire-39 também se observou uma redução no seu escore, após a aplicação da EMT-r, no entanto o teste de Wilcoxon detectou que não foi estatisticamente significativa essa redução.
Descrição: DANTAS, V. K. F. Estimulação magnética transcraniana repetitiva na depressão do paciente com Doença de Parkinson. 2012. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/848
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vislaine Karine Fernandes Dantas.pdfVislaine Karine Fernandes Dantas511.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.