Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8547
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Elizângela Paiva do-
dc.date.accessioned2016-02-01T14:21:15Z-
dc.date.available2016-02-01T14:21:15Z-
dc.date.issued2014-11-16-
dc.identifier.otherCDD 577.07-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8547-
dc.descriptionNASCIMENTO, Elizângela Paiva do. Debate teórico sobre educação ambiental, cidadania e desenvolvimento sustentável. 2014. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Artigo]pt_BR
dc.description.abstractEsse estudo teórico sobre a relação entre as questõesambientais e aeducação ambiental se faz com a interligação de respeito, associando a construção de humanismo, mesmo ligada à questão de cidadania e sustentabilidade. Uma vez que trata de uma proposta de conscientização ambiental, de modo a universalizar o respeito ao meio ambiente, concretizando assim uma forma de educação, cidadania e um ambiente sustentável, já que o ambiente saudável é um bem e direito social segundo a Carta Magna do país.Para atender aos objetivos propostos no trabalhoa metodologia fundamentaram-se Jacobi, Boff, Dias, Reigota, Medina, Gil-Pérez &Vilches, dentre outros importantes estudiosos.Diante desse contexto esse trabalho objetivou fazer um estudo da educação ambiental para mostrar como esta se apresenta no processo de construção da cidadania e mais: identificar os problemas ambientais existentes em meio a um processo de conscientização; discutir de forma mais ampla a educação ambiental num sentido em que o meio ambiente é parte integrante para a sobrevivência da vida do planeta;sensibilizar a sociedade para transformar as diversas formas de participação em potenciais caminhos de dinamização da educação ambiental para a cidadania e refletir sobre as ações a partir de discussões provenientes da sociedade sobre as questões ambientais se constituem nos objetivos específicos.Os procedimentos metodológicos tratam esse estudo como uma discussão teórica acerca da educação ambiental, cidadania e sustentabilidade, partindo do pressuposto de que um dos objetivos da educação ambiental é o de contribuir para a formação ecológica e o desenvolvimento sustentável.Nessa perspectiva, por se tratar de um estudo bibliográfico, a metodologia adotada teve como base consistente e significativa Gil (1994),Lakatos e Marconi (2009).Conclui-se que as reflexões contidas nessa pesquisa, a educação ambiental constitui apenas um mecanismo para desenvolver a consciência da necessidade de mudança nos hábitos e costumes da sociedade atual, acerca das questões ambientais e a preservação da biodiversidade do planeta.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria das Graças Ouriques Ramospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectPreservaçãopt_BR
dc.titleDebate teórico sobre educação ambiental, cidadania e desenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ELIZÂNGELA PAIVA DO NASCIMENTO.pdf425.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.