Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8547
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Elizângela Paiva do | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-01T14:21:15Z | - |
dc.date.available | 2016-02-01T14:21:15Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-16 | - |
dc.identifier.other | CDD 577.07 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8547 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Elizângela Paiva do. Debate teórico sobre educação ambiental, cidadania e desenvolvimento sustentável. 2014. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse estudo teórico sobre a relação entre as questõesambientais e aeducação ambiental se faz com a interligação de respeito, associando a construção de humanismo, mesmo ligada à questão de cidadania e sustentabilidade. Uma vez que trata de uma proposta de conscientização ambiental, de modo a universalizar o respeito ao meio ambiente, concretizando assim uma forma de educação, cidadania e um ambiente sustentável, já que o ambiente saudável é um bem e direito social segundo a Carta Magna do país.Para atender aos objetivos propostos no trabalhoa metodologia fundamentaram-se Jacobi, Boff, Dias, Reigota, Medina, Gil-Pérez &Vilches, dentre outros importantes estudiosos.Diante desse contexto esse trabalho objetivou fazer um estudo da educação ambiental para mostrar como esta se apresenta no processo de construção da cidadania e mais: identificar os problemas ambientais existentes em meio a um processo de conscientização; discutir de forma mais ampla a educação ambiental num sentido em que o meio ambiente é parte integrante para a sobrevivência da vida do planeta;sensibilizar a sociedade para transformar as diversas formas de participação em potenciais caminhos de dinamização da educação ambiental para a cidadania e refletir sobre as ações a partir de discussões provenientes da sociedade sobre as questões ambientais se constituem nos objetivos específicos.Os procedimentos metodológicos tratam esse estudo como uma discussão teórica acerca da educação ambiental, cidadania e sustentabilidade, partindo do pressuposto de que um dos objetivos da educação ambiental é o de contribuir para a formação ecológica e o desenvolvimento sustentável.Nessa perspectiva, por se tratar de um estudo bibliográfico, a metodologia adotada teve como base consistente e significativa Gil (1994),Lakatos e Marconi (2009).Conclui-se que as reflexões contidas nessa pesquisa, a educação ambiental constitui apenas um mecanismo para desenvolver a consciência da necessidade de mudança nos hábitos e costumes da sociedade atual, acerca das questões ambientais e a preservação da biodiversidade do planeta. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria das Graças Ouriques Ramos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Preservação | pt_BR |
dc.title | Debate teórico sobre educação ambiental, cidadania e desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 92 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - ELIZÂNGELA PAIVA DO NASCIMENTO.pdf | 425.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.