Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/856
Título: O cenário das lesões osteomusculares de membro superior dominante em trabalhadores de uma unidade fabril do município de Campina Grande-PB
Autor(es): Almeida, Bruna Marques de
Palavras-chave: Saúde do Trabalhador
Lesão Osteomuscular
Lateralidade
Data do documento: 16-Mai-2013
Resumo: Este estudo teve por objetivo avaliar o cenário das lesões osteomusculares em membro superior dominante em trabalhadores de uma unidade fabril na cidade de Campina Grande – PB, realizada durante o período de agosto de 2011 a agosto de 2012. Com amostra não probabilística por acessibilidade, composta por prontuários de 49 trabalhadores. Os dados numéricos foram analisados em forma de média e desvio padrão e os categóricos distribuídos e apresentados em percentual. Na comparação entre os grupos utilizou-se o teste Qui-quadrado de Pearson (X2). Com o nível de significância estatística fixado em p≤ 0,05. Quanto ao sexo, observou-se que 65% eram do sexo masculino e 45% do sexo feminino em idade produtiva, com média de 37 anos. Constatou-se que a média do tempo de trabalho era de 10 anos. Foram notificados 45 trabalhadores destros e quatro sinistros. O ombro direito apresentou-se como a articulação mais acometida (31%). Não foi encontrada significância estatística quando relacionado membro superior dominante e lesão (p = 0,19), o que deixa margem para que estudos futuros sejam realizados com uma amostra maior de sinistros, para que possa ser esclarecida a hipótese se as lesões osteomusculares de membro superior acontecem mais do lado dominante, pois apesar de não apresentar valor estatístico significativo as lesões osteomusculares, nesse estudo, se apresentaram em sua maioria no membro superior dominante.
Descrição: ALMEIDA, B. M de. O cenário das lesões osteomusculares de membro superior dominante em trabalhadores de uma unidade fabril do município de Campina Grande-PB. 2012. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/856
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Marques de Almeida.pdfBruna Marques de Almeida1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.